Documentos para tirar título de eleitor: Veja quais são e veja como expedir online

É possível obter a primeira via do título pela internet, veja como

Anúncio


Confira hoje, 07 de fevereiro, quais são os documentos para tirar o título de eleitor. Ainda, veja o passo a passo de como fazer todo o procedimento online, de forma rápida e cômoda.

O título é um documento obrigatório para quem tem 18 anos completos ou mais. Aliás, quem não o faz ao completar a maioridade se submete a penalidades.

Dentre elas estão a impossibilidade de expedir outros documentos, como passaporte ou 2ª via de Rg. Ainda, complicações para recebimento do salário e impedimento de participar em concurso público.

Quais são os documentos para tirar o título de eleitor?

Documentos para tirar título eleitor
Documentos para tirar título eleitor: Veja quais são e veja como expedir online – Foto: Canva

Primeiramente, antes de vermos o passo a passo para tirar o documento, é necessário saber quais são os documentos necessários. Assim, basta digitalizá-los antes de iniciar o procedimento.

Para isso, basta fazer uma foto de cada um deles com a câmera do celular. Além disso, será necessária uma selfie. Isto é, uma foto do seu rosto e, junto a ele, o documento de identidade.

Continua depois da publicidade

Veja, então, os documentos para tirar o título de eleitor online e sem sair de casa:

Continua depois da publicidade
  • Documento oficial de identidade com foto (foto frente e verso);
  • Comprovante de residência (prazo máximo de 3 meses).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento (somente para homens).

Como tirar o título de eleitor online? Veja passo a passo

Fazer o título de eleitor é muito fácil. Para isso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oferece a plataforma TítuloNet. Por meio dela é possível fazer uma série de ações, como expedição do documento ou alteração do local de votação.

Assim, basta separar os documentos para tirar o título de eleitor online e seguir esse passos para emiti-lo pela primeira vez:

  • Acesse o portal TítuloNet;
  • Preencha qual é o estado que você mora e clique em “Próximo”;
  • Então, clique em “Próximo” e em “Título de eleitor” escolha a opção “Não tenho”;
  • Assim, preencha os dados em tela (nome, data de nascimento e nome dos pais) e clique em “Próximo”;
  • Desse modo, siga os passos em tela, preenchendo dados e concedendo os documentos para tirar o título eleitor. Basta anexá-los, garantindo que estão em boa qualidade e legíveis, e depois encaminhar o pedido de expedição do documento.

Depois disso é possível acompanhar o requerimento por esse link. Basta digitar o número do protocolo obtido ao final do pedido do documento.

Ao final de todo o procedimento, quando o título de eleitor for expedido, baixe o aplicativo e-Título e fazer login (caso preciso, faça o cadastro antes, no próprio app). Dessa forma é possível tirar o título de eleitor digital, que dispensa o documento físico.

Onde investir em 2022? Comparativo de investimentos para não cair em cilada

Saber quais são os melhores investimentos para 2022 é fundamental para os investidores de plantão, já que com a inflação mais alta e com o crescimento dos juros, a atratividade das aplicações aumenta.

Nesse contexto, algumas opções se mostram mais interessantes do que outras. Contudo, alguns investidores, em especial aqueles que estão no começo da jornada, não sabem como escolher a melhor opção para o seu perfil.

Para ajudar entender mais sobre o assunto, fizemos um comparativo. Assista o vídeo e veja as vantagens de alguns tipos de investimento.

Carregando comentários aguarde...
...
...