Anúncio

Conheça a boca-de-leão: uma planta belíssima e perfeita para cultivar em casa

Veja mais detalhes sobre essa planta que é repleta de beleza e ideal para cultivar em jardins!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Você conhece ou já ouviu falar em uma planta chamada boca-de-leão? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar em detalhes essa planta que é repleta de beleza e perfeita para cultivar em jardins ou canteiros. Isso porque, suas flores são muito coloridas e o seu cultivo é relativamente fácil, visto que ela não exige muito cuidados no período de floração ou no pós plantio.

Continua depois da publicidade

Conheça a boca-de-leão: fácil de cultivar e muito colorida

A boca-de-leão é uma flor de origens europeias e do norte da África, que possui uma variedade enorme de cores e sua composição física é única. A princípio, muitos povos africanos a utilizam como um símbolo de otimismo, felicidade e liberdade.

Continua depois da publicidade
Conheça a boca-de-leão
Conheça a boca-de-leão: uma planta belíssima e perfeita para cultivar em casa. Foto: Canva Pro

Leia também: 3 plantas medicinais seguras e fáceis de cultivar em casa

Qual é a melhor escolha para o solo da boca-de-leão?

Essa é uma planta própria de climas frios. Portanto, precisa de acesso constante a muitos nutrientes. Então, aposte em adubagem orgânica para a primeira terra. E procure repetir o processo com o intervalo de dois meses.

Para a fertilização, procure usar sempre adubos caseiros. Você pode criar uma composteira. Assim a boca-de-leão poderá se desenvolver sem pressa. De forma que a qualidade de suas flores sejam a melhor.

Sobretudo, adicione um pouco de areia de cultivo. Ela irá auxiliar na fixação das raízes. Assim como na adequação da planta ao novo ambiente. Evitando pequenas inundações debaixo da terra. O que poderia apodrecer a raiz.

Atenção para a iluminação adequada, pois fará toda a diferença

Plantas de clima frio precisam de muita exposição à luz solar. Porém, tendem a ser bastante resistentes a mudanças climáticas. Por isso, você pode deixá-la por quatro horas em contato direto com os raios no mínimo.

Se você a mantém em uma estufa, ajuste a iluminação. Dessa forma ela tenha o suficiente para seu pleno desenvolvimento. Você pode usar luz brilhosa para acompanhá-lo ou posicioná-la perto de janelas.

Contudo, quando o sol estiver muito forte, proteja as flores com telas próprias. Apenas para evitar que elas fiquem queimadas. Por mais que sejam resistentes, uma iluminação agressiva será fatal para a planta.

Como realizar a rega corretamente para a boca-de-leão?

Assim como a maioria das plantas, a boca-de-leão só precisa que o solo esteja úmido. Então, dependendo do seu clima, você irá regá-la a cada dois dias. Mas, para evitar erros, molhe sempre que à terra começar a parecer seca.

Você irá notar que, durante o inverno, ele tende a estar sempre bom. Chegando a um intervalo de até suas semanas antes da rega. Enquanto no verão, é necessário regar diariamente. Podendo ser necessário repetir mais de duas vezes por dia.

Por fim, em todo caso, evite realizar esse processo quando o sol estiver alto. Porque isso pode queimar as raízes e as folhas. Dê preferência para a alvorada e o crepúsculo. Especialmente quando for aplicar algum composto misturado.

Conheça a boca-de-leão
Conheça a boca-de-leão: uma planta belíssima e perfeita para cultivar em casa. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: Como acabar com as formigas em tempo recorde e gastando pouco dinheiro

Carregando comentários aguarde...
...