Anúncio

Aprenda 2 misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas

Dê um basta nas pragas que atacam as suas plantas de forma muito simples!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Observar o seu jardim ou canteiro e encontrar cochonilhas nas plantas, é algo preocupante. Caso não sejam tomados os devidos cuidados a tempo, as suas plantas poderão adoecer ou até morrer. Por isso, hoje segunda-feira 03/01, nós do Horta e jardim & Cia iremos te ensinar 2 misturinhas caseiras para acabar com as cochonilhas que vivem atacando as suas plantas.

Continua depois da publicidade

Cuidados e misturinhas caseiras para acabar com cochonilhas!

2 misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas; aprenda agora.
2 misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas; aprenda agora. Foto: Canva Pro

Leia também: Como eliminar as lacraias do jardim? Veja misturinha caseira para resolver o problema

Cuidar de plantas nem sempre é um cuidado simples, visto que exige uma rotina, atenção e esforço físico. Além disso, a planta é um ser vivo e não um objeto. Portanto, elas precisam se hidratar, se alimentar e ter uma saúde de qualidade. Sendo muito importante protegê-las de outros animais e seres vivos que possam atacá-las, devorá-las ou enfraquecê-las.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, confira algumas dicas de como evitar pragas como cochonilhas:

Aprenda um pouco mais sobre as cochonilhas

Essa é uma praga de jardim que consegue se multiplicar rapidamente e gerar grandes danos às vegetações. Além disso, elas são são muito pequenas e chegam a apenas 3,5 milímetros de comprimento.

Seu nome científico é Dactylopius coccus e a sua aparência mais conhecida, é em forma de bolinhas brancas como algodão. No entanto, existem várias outras cores como: verde, marrom, avermelhadas e pretas.

A princípio, essas pragas costumam se alojar nas porções mais rígidas da planta, como exemplo:

  • Nervuras;
  • Hastes Florais;
  • Porção Inferior das folhas;
  • Troncos.

Elas enfraquecem as plantas, por sugarem a seiva e seus nutrientes, ao mesmo tempo que excretam uma substância adocicada e cerosa, que acaba atraindo fungos e formigas. Por consequência, acaba dificultando a ocorrência da fotossíntese e a produção de energia para a planta.

Misturinhas caseiras para acabar com a cochonilha:

Misturas à base de óleos

Um método clássico para prevenir e se livrar das cochonilhas sem o uso de agrotóxicos, é realizando uma mistura de água com óleo mineral, óleo dimy, óleo neem ou algum outro óleo vegetal. Basta você colocar 10 ml de algum desses óleos em cada litro de água utilizado, depois pulverizar a mistura na planta no fim da tarde, logo quando o sol estiver mais fraco.

2 misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas; aprenda agora.
2 misturinhas caseiras para dar fim nas cochonilhas; aprenda agora. Foto: Canva Pro

Mistura à base de fumo

Pegue um recipiente e acrescente meio litro de água para cada 100 gramas de fumo utilizado, em seguida aqueça 500 ml de álcool também, misture todos os ingredientes e deixe repousar por cerca de 15 minutos.

Em seguida, Inicie uma segunda mistura, dissolvendo 10g de sabão neutro em pedra picado em 1 litro de água e por fim, misture as duas soluções preparadas e borrife nas plantas. Se seguir essas recomendações e realizá-las periodicamente, suas plantas e jardins ficarão mais protegidos do que nunca.

E então, gostou de aprender a fazer misturinhas caseiras para acabar com a cochonilha? Se você gosta de artigos como esse, acompanhe nosso site!

Por fim, leia também: Planta Dinheiro-em-Penca: como cuidar dessa linda plantinha que atrai prosperidade

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...