Anúncio

Saiba como cultivar romã em vaso de maneira simples

Veja como cultivar essa fruta mesmo tendo pouco espaço e de maneira bem simples!

Anúncio


Quer aprender a cultivar romã no vaso? Então saiba hoje, 03/01 aqui no Horta, Jardim & Cia, o passo a passo para cultivar essa fruta deliciosa que é riquíssima em vitaminas e nutrientes, utilizando técnicas de manejo bem simples.

Continua depois da publicidade

A importância da Romã para a sua saúde!

A romã é uma fruta que além de exótica e saborosa, é muito utilizada na redução da pressão arterial e na prevenção de problemas cardíacos. Com a casca da fruta, você pode fazer um chá para infecções de garganta e diarreia.

Continua depois da publicidade

Além disso, o suco e o xarope extraídos da romã são muito populares em bebidas e coquetéis. Visto que, em alguns países as sementes de romã também são utilizadas como tempero ou para fins medicinais.

Saiba como cultivar romã em vaso de maneira simples. Foto: Canva Pro

Características da romãzeira

A romãzeira (Punica Granatum) é um arbusto de folhas pequenas, flores ornamentais e frutos exóticos. Podem crescer entre 2 a 5 metros e se adaptam bem a diferentes tipos de clima.

Continua depois da publicidade

No entanto, em lugares com ventos muito fortes, os frutos tendem a ficar comprometidos pela queda das flores. Quando há excesso de umidade, as cascas podem sofrer com a incidência de fungos.

Você pode cultivar romã em vaso

Se você quer ter uma romãzeira em casa mas não tem espaço, saiba que essa fruta pode ser cultivada em vaso. Inclusive, ela é muito utilizada para fazer bonsai.

Saiba como cultivar romã em vaso de maneira simples. Foto: Canva Pro

Como fazer a muda de romã

O primeiro passo para fazer sua muda de romã, é selecionar os galhos. Apesar da planta possuir galhos grossos e lenhosos, para fazer a mudinha você vai precisar utilizar os mais finos, visto que esses são melhores.

Em seguida, você deve retirar os galhinhos que crescem no caule da árvore. Pegue vários, pois assim terá mais chances de conseguir uma muda. Em seguida, retire as folhas ao longo do vaso e deixe apenas as do topo.

Feito isso, coloque em um recipiente com húmus de minhoca e areia, para facilitar o enraizamento e faça a primeira rega sem encharcar a terra.

Molhe 1 vez por semana e deixe na sombra e aguarde 3 meses para o enraizamento. Por fim, selecione as mudas que pegaram e escolha a mais desenvolvida para repassar ao vaso definitivo.

Cuidados

Após os 3 meses de desenvolvimento da mudinha, coloque-a em um vaso grande e com pelo menos 70 cm de altura com furos e substrato com boa drenagem. E então, enriqueça o solo com adubo ou húmus de minhoca e coloque a muda da romãzeira.

Adube sempre que a planta florir, bata cascas de frutas e cascas de ovo no liquidificador com água e aplicar de imediato no lugar de adubo.

Coloque o vaso em um local bem iluminado, para que a planta pegue sempre um pouco de sol e evite deixar em um local que pegue vento em excesso.

Sendo assim, lembre-se de regar sem exageros e aguarde cerca de 3 anos para começar a produzir. No entanto, por ser uma espécie rústica, não demanda muitos cuidados, sendo de fácil cultivo.

Leia também: Como fazer mudas de ora-pro-nobis? Veja dicas para tem essa maravilha da natureza na sua casa

Como ECONOMIZAR GÁS? Veja dicas infalíveis

Carregando comentários aguarde...
...