Anúncio

Adubo feito à base de cinzas de carvão: aprenda a fazer e usar corretamente

Conheça esse incrível adubo orgânico, que irá ajudar no crescimento e desenvolvimento de suas plantas!

Anúncio


Rio de Janeiro, 28 de março – Que tal fazer um incrível adubo para as suas plantas, gastando quase nada? Para isso, o Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como fazer um adubo à base de cinzas de carvão, que oferece diversos benefícios para as plantas.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que esse adubo pode ser feito e aplicado de uma maneira simples e prática, atuando como um composto de magnésio e potássio, fixando os nutrientes no solo. Veja baixo, como fazer.

Adubo feito à base de cinzas de carvão: aprenda a fazer e usar corretamente

Se você tem alguns pedaços de carvão sem uso em casa, saiba que eles podem virar um ótimo adubo para suas plantas.

Continua depois da publicidade

Isso porque, o carvão é um elemento é rico em potássio, um componente importante para a saúde das plantas. Veja agora algumas dicas de como preparar este adubo e como usá-lo em sua horta e jardim.

Adubo feito à base de cinzas de carvão
Adubo feito à base de cinzas de carvão: aprenda a fazer e usar corretamente. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como fazer um adubo caseiro poderoso de 2 maneiras diferentes

Continua depois da publicidade

Quais os benefícios de usar as cinzas de carvão como adubo

Inicialmente, é comum vermos pessoas usando carvão vegetal de diversas formas além do churrasco. Logo, ele auxilia no tratamento de pessoas envenenadas, tira o mau odor de dentro da geladeira e é um ótimo nutriente para as plantas.

Neste sentido, ele é rico em potássio e magnésio. Portanto, é indicado para fertilizar e ajudar as plantas a crescerem. Além disso, as cinzas de carvão protegem as plantas contra pragas e fungos, além de deixar suas folhas mais bonitas.

É possível utilizar as cinzas de carvão do churrasco?

O churrasco é uma paixão nacional presente em muitos lares. Por isso, é comum encontrarmos restos de cinzas de carvão nas churrasqueiras. Contudo, é preciso ficar atento à composição destas cinzas.

Isso porque ao assar a carne, sal e gordura são derramados e misturados às cinzas. Portanto, antes de colocar o composto na terra, certifique-se de que ele está limpo. Do contrário, a presença de sal e gordura pode danificar o solo.

Qual a melhor cinza de carvão para usar

A princípio, as melhores cinzas de carvão são extraídas da queima de madeira. Por exemplo, restos e toras de carvalho ou pinheiro e aquelas usadas para acender lareiras em casa.

Contudo, não é indicado sair queimando qualquer árvore. Para não devastar o meio ambiente, recolha toras de antigas árvores que foram derrubadas ou pedaços que encontrar no campo. Além disso, é necessário cuidado na hora de acender o fogo e não provocar acidentes.

Como preparar adubo feito à base de cinzas de carvão

Agora que já conhecemos os benefícios, vamos aprender a preparar o adubo feito com cinzas de carvão. Primeiramente, separe os pedaços de carvão queimados ou as cinzas de alguma queima. Em seguida, coloque os pedaços dentro de um pano e bata com o martelo.

Posteriormente, coloque o pó dentro de um processador ou liquidificador e bata até que virem pó. Por último, guarde as cinzas em um pote de vidro e use sempre que precisar. A aplicação é simples, basta colocar uma colher (sopa) nas suas plantas.

Adubo feito à base de cinzas de carvão
Adubo feito à base de cinzas de carvão: aprenda a fazer e usar corretamente. Foto: Canva Pro

Dica extra

Por fim, é importante ressaltar que existem certos aspectos a considerar antes de preparar o adubo feito à base de cinzas de carvão. Por exemplo, ele não pode conter sal e gordura proveniente do churrasco.

Leia também: 10 plantas que dão flores roxas: para ter sua casa linda e elegante com essa cor maravilhosa

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

Carregando comentários aguarde...
...