Anúncio

Faça a rosa-do-deserto bombar em raízes: aprenda fazer mudas de maneira simples

Conheça algumas técnicas para manter a Rosa-do-deserto sempre saudável e florida, e aprenda a fazer mudas para expandir o seu cultivo!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Duque de Caxias, 05 de junho de 2022, por Catarina Carla — Que tal produzir mudas de rosa-do-deserto em sua casa, para expandir o cultivo? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar dicas para fazer a rosa-do-deserto bombar em raízes e produzir mudas de uma maneira muito fácil. Desde já, saiba que essa flor não exige tantos cuidados durante o seu plantio. Veja abaixo, mais detalhes sobre esse linda planta e saiba como cultivá-la.

Continua depois da publicidade

Faça a rosa-do-deserto bombar em raízes: aprenda a fazer mudas

A rosa do deserto é uma planta originária de uma região do continente africano e da Arábia. Consequentemente, ela é uma planta com origem em locais em que há muita incidência solar. Por isso, teve de se adaptar a pouca água e muito calor.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que ela é uma ótima opção para cultivar no Brasil, visto que esse é um país naturalmente quente. Contudo, a rosa-do-deserto também pode ser cultivada em locais menores, como casas e apartamentos. Veja abaixo, o passo a passo de como enraizar a rosa do deserto de forma correta, para produzir mudas.

Rosa-do-deserto bombar raízes mudas
Faça a rosa-do-deserto bombar em raízes: aprenda fazer mudas de maneira simples. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba a maneira correta de usar cascas de limão nas suas plantas e veja que resultado incrível

Sobre os galhos da Rosa-do-deserto

Primeiramente, saiba que é essencial se atentar aos galhos dessa planta. Isso porque, é nos galhos onde estão a maior parte do material genético das plantas, ou seja, é a partir dele que é possível ter outras plantas.

Assim, você deve procurar os galhos que estão sem pragas, bactérias ou fungos, de modo que não atrapalhe todo o processo. Feito isso, você deve cortar o galho direto pela base. Em seguida, para finalizar passe canela na ferida, de modo que possíveis pragas não se alojem no local.

Limpara todo o galho

Em seguida, você deve limpara todo o galho. Nesse procedimento, você deve retirar as folhas e brotos que restaram nele e, novamente, finalizar com a canela sob os cortes novos que surgiram. A canela é um composto importante, pois ela ajuda a cicatrizar o local, bem como possui ação anti fungicida.

Em seguida, escolha um vaso adequado para realizar o plantio. Então, você deve escolher um vaso pequeno que acomode a terra, o fertilizante e, por fim, o galho que foi cortado.

Plantando no solo

Após o plantio, você deve encontrar o local adequado para manter a sua bela rosa do deserto. Sendo assim, apesar dela ser uma planta resistente ao calor, você deve se atentar ao fato de que durante os primeiros meses ela precisa de estar em locais com meia sombra, mas que tenham luz suficiente para que ela possa se desenvolver de forma completa e sem problemas.

Sobre a rega da Rosa-do-deserto

Por fim, você deve ter cuidado com as regas também. Isso porque, a rosa do deserto é resistente a falta de água, mas mesmo assim ela precisa de regas regulares. Dessa maneira, você deve regar ela sempre que o solo estiver seco, mas com muito cuidado para não encharcar e consequentemente, estragar a raiz da flor.

Rosa-do-deserto bombar raízes mudas
Faça a rosa-do-deserto bombar em raízes: aprenda fazer mudas de maneira simples. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Como criar raízes em rosas usando chá mate? Dá muito certo!

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...