Anúncio

Você conhece a Araruta? Aprenda a fazer o cultivo dessa raiz muito nutritiva

Conheça mais detalhes sobre essa raiz que é pouco conhecida no Brasil, e veja como cultivá-la de uma maneira fácil!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 08 de junho de 2022, por Rodrigo Guimarães – Você conhece ou já ouviu falar em uma raiz comestível, chamada Aratura? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá te ensinar o passo a passo de como fazer o cultivo da araruta que é uma raiz nutritiva e explicar algumas técnicas de manejo, para torná-la produtiva. Além disso, saiba que essa planta é fácil de cultivar e pode crescer em até 3 metros em apenas um ano.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o cultivo da Araruta: uma raiz muito nutritiva

Linda e fácil de cultivar, a araruta é uma ótima planta para se ter em seu jardim, visto que o seu potencial para receitas culinárias é ótimo para quem deseja preparar alimentos com sabores especiais.

Conhecida por outros nomes, a araruta é nativa de regiões tropicais da América do Sul e está em nosso país há mais de 7.000 anos. No entanto, o seu cultivo foi abandonado quando seu amido passou a ser substituído pela farinha de mandioca e de trigo. Abaixo, confira todos os segredos para cultivar a Araruta em sua casa.

Continua depois da publicidade
Cultivar araruta
Você conhece a Araruta? Aprenda a fazer o cultivo dessa raiz muito nutritiva. Foto: Canva Pro

Leia também: Veja 3 árvores que são ideais para as calçadas e não destroem o concreto

Clima ideal

Um ambiente quente e úmido é essencial para o desenvolvimento dessa planta. Portanto, seu cultivo pode ser realizado em todo o Brasil, visto que o clima aqui é predominantemente quente.

Entretanto, o cultivo também pode ser realizado em todo o país, sobretudo em áreas mais quentes e chuvosas, onde essa planta se desenvolve plenamente.

Plantio correto

Para plantar araruta, você precisa fazer isso por meio de seus rizomas ou parte deles, visto que isso irá facilitar a colheita das leiras e camalhões.

Para plantar Araruta, você precisa oferecer um solo leve e de qualidade nutricional. Portanto, aposte em compostos orgânicos como húmus de minhoca e restos de vegetais, por exemplo.

No sudeste, a melhor época para o plantio fica entre setembro e outubro. Já no nordeste, os melhores meses ficam em torno de novembro e janeiro, ou seja, durante os meses mais quentes.

Espaçamento

O espaço ideal que precisa ter entre uma planta e outra é de 1 metro entre as leiras e 50 centímetros entre as plantas. Além disso, saiba que você irá precisar de uma boa área para o cultivo de araruta, visto que elas podem ser atacadas por pragas que amam tanto essas plantinhas quanto as pessoas.

A produção dessas flores acontece quando as temperaturas caem e isso se dá em torno de 9 meses após o plantio. A colheita deve ser feita com uma enxada.

Saiba mais cuidados para suas hortaliças

Assim como a araruta, você pode cultivar outras hortaliças em sua casa. Portanto, veja mais nesta matéria do Globo, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia também: Como dar fim em cochonilhas? Aprenda uma misturinha fácil e barata de fazer

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...