Anúncio

Veja como cultivar Pitaya orgânica no vaso: tenha sempre frutas saudáveis e fresquinhas em sua casa

Aprenda o passo a passo para realizar o cultivo da Pitaya em vaso, de uma forma simples e gastando quase nada!

Anúncio


Rio de Janeiro, 04 de abril – Que tal aprender a como cultivar Pitaya orgânica no vaso, e produzi-la em sua casa de uma forma simples? Confira hoje no Horta, Jardim & Cia, algumas dicas de como fazer o manejo e o cultivo da maneira correta, dessa deliciosa fruta.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que o seu cultivo não é tão complexo como muitos imaginam. Assim como, as  técnicas de manejo apresentadas abaixo, não utilizarem agrotóxico durante o cultivo da fruta.

Saiba mais detalhes sobre a origem da Pitaya

A princípio, a Pitaya originou-se da América Central e nos últimos anos, passou a ser muito consumida em países como o México e Israel, antes de ser trazida para o Brasil.

Continua depois da publicidade

Além disso saiba que essa  furta é descendente de diversas espécies de cactos, e possui um sabor adocicado e muito suave.

Essa fura chama atenção de que se depara com a sua presença em feiras e supermercados, devido a sua beleza exótica e coloração belíssima. Saiba que é possível encontrar a Pitaya em 4 espécies diferentes:

Continua depois da publicidade
  • Amarela
  • Vermelha
  • Rosa
  • Branca

Geralmente, a variedade que costuma ser mais doce é a amarela. Em relação ao consumo da Pitaya, basta parti-la ao meio e retirar a polpa da casca com ajuda de uma colher.

Saiba que a sua casca é um excelente ingrediente para fazer chás, devido ao fato de possui diversas propriedades medicinais, incluindo o efeito diurético para o organismo.

Como cultivar Pitaya orgânica no vaso
Veja como cultivar Pitaya orgânica no vaso: tenha sempre frutas saudáveis e fresquinhas em sua casa. Foto: Canva Pro

Leia também: Adubo que faz a planta explodir em frutos; aprenda agora mesmo como fazer

Como cultivar a Pitaya orgânica no vaso

Para iniciar seu plantio de Pitaya, primeiro é preciso germinar suas sementes. Para isso, parta uma fruta ao meio, retire as suas sementes. Em seguida, lave-as em água corrente e coloque em uma sementeiro com o substrato de sua preferência.

Lembre-se de manter sempre a terra úmida, recebendo luz solar indiretamente.

Após o surgimento das primeiras folhinhas, deve-se espaçar as regas já que as mudas apodrecem com facilidade. Com cerca de 5 meses, já é possível fazer um transplante para um vaso com no mínimo 40 cm de profundidade.

Você pode plantar no vaso através de estacas também. Escolha uma planta mãe que produza bons frutos, logo após retire a estaca respeitando sua articulação. Plante-o em lugar escuro, umedecendo apenas o solo diariamente até o transplante, que deve ocorrer entre 30 dias.

Clima ideal para a Pitaya

Saiba que a Pitaya é uma planta resistência ao sol e ao calor, graças à origem desértica dos seus parentes cactos. Em relação ao seu crescimento e desenvolvimento, a Pitaya precisa de pelo menos 10 horas de sol todos os dias.

Além disso, sua rega deve ser feita de 2 a 3 vezes na semana. Vale lembrar que a Pitaya, não é acostumada com fartura de água. Por isso, o solo deve estar sempre drenado para evitar acúmulo de água nas raízes.

Vale lembrar, que o solo deve ser adubado a cada 3 meses, principalmente com adubos ricos em cálcio como a casca de ovos e a farinha de ossos.

Como cultivar Pitaya orgânica no vaso
Veja como cultivar Pitaya orgânica no vaso: tenha sempre frutas saudáveis e fresquinhas em sua casa. Foto: Canva Pro

Floração e frutificação

Saiba que a Pitaya floresce apenas uma vez ao ano e sua flor vive em torno de 12 horas apenas. Além disso, a safra da Pitaya ocorre cerca de 3 vezes no ano.

Seus frutos são grandes e pesados, precisando serem guiados e apoiados por estacas de bambu para não despencar a planta toda.

Por fim, leia também: Como reaproveitar casca de coco? Confira aqui sugestões super interessantes

5 dicas para FACILITAR sua vida na COZINHA; saiba agora mesmo como GANHAR TEMPO e QUALIDADE de vida

Carregando comentários aguarde...
...