Anúncio

Conheça a planta Jacinto: aprenda a cultivar essa espécie repleta de beleza

Veja mais detalhes sobre essa planta que floresce de uma maneira incrível na primavera!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 18 de maio de 2022, por Kethlyn Bukner ─ Você conhecer ou já ouviu falar em uma planta chamada jacinto? Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá mais detalhes sobre essa flor belíssima, que exige alguns cuidados para conseguir florescer da forma adequada. Além disso, saiba que essa planta é perfeita para decorar o jardim e áreas externas da sua casa, devido as suas flores que são repletas de beleza e muitas cores.

Continua depois da publicidade

Conheça a planta Jacinto: uma opção perfeita para decorar sua casa

Essa planta costuma florescer lindamente na primavera. Além disso, seus bulbos são encapsulados e podem ser brancos ou roxos dependendo da espécie. As folhas são longas, grossas e brilhantes, aparecendo em 4 a 6 folhas na primavera.

Continua depois da publicidade

As inflorescências são eretas e simples, cilíndricas, com muitas flores duráveis, simples ou duplas, duráveis ​​e bem cheirosas, nas cores rosa, azul, branco, vermelho, laranja ou amarelo. São mais de sessenta variedades para escolher.

No entanto, essa espécie requer um manejo com cuidado e um período de frio adequado.

Planta jacinto
Conheça a planta Jacinto: aprenda a cultivar essa espécie repleta de beleza. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como fazer um mini jardim zen japonês e as dicas decorativas

Por isso, eles só podem ser vistos florescendo no Brasil quando estão armazenadas em um câmara fria ou nas montanhas.

O cultivo precisa ser no outono, mantendo os bulbos em solo fresco durante o inverno, antes que as primeiras folhas e caules apareçam na primavera. Depois de florescerem, é necessário cortar os caules e esperar que as folhas fiquem amareladas para que sejam retirados os bulbos e colocá-los em um ambiente fresco e seco até o seguinte outono.

Origem

O nome da planta Jacinto vem da mitologia grega, onde era considerado uma jovem amiga de Apolo, um de seus favoritos. Um dia, quando um jovem estava jogando um disco, ele perseguiu o disco lançado por Apolo, mas Zéfiro que era um outro entusiasta de Apolo, ficou com ciúmes e se desviou do disco, que desferiu um golpe fatal em Jacinto.

Apolo foi impotente para ajudá-lo, então decidiu deixar seu nome viver em seu canto e do sangue do jovem desmaiado, ao cair no chão, nasceu uma bela flor. No entanto, não se sabe se a flor em questão era realmente um jacinto, como a conhecemos hoje.

Contudo, vale lembrar que essa planta deve ser cultivada em luz difusa ou sombra parcial quando começa a brotação. Depois que as folhas emergem, elas devem receber luz solar direta para acumular a energia necessária para a próxima florada.

O substrato precisa ser rico em matéria orgânica, drenável e leve, com regas regulares durante a estação de crescimento. Jacintos não toleram superaquecimento e se reproduzem formando bulbos ao redor da planta mãe.

Planta jacinto
Conheça a planta Jacinto: aprenda a cultivar essa espécie repleta de beleza. Foto: Canva Pro

Cuidados Gerais e Tempos de Plantio

Saiba que o jacinto, é uma espécie que cresce melhor em solos mais soltos. Por isso, é indicado adicionar substrato, areia e adubo orgânico ao solo para facilitar a drenagem. Plante as espécies da planta jacinto selecionadas no outono para que possam florescer na primavera, quando o solo estiver pronto.

No entanto, se suas plantas já estiverem em vasos, basta enriquecer o solo com o produto especificado e regar conforme necessário.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Carregando comentários aguarde...
...