Anúncio

Cuidados com a grama esmeralda recém-plantada: saiba como mantê-la saudável

Conheça alguns cuidados importantes para o crescimento e desenvolvimento da grama esmeralda!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 09 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Pensando em plantar a grama esmeralda em sua casa? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar os cuidados com a grama esmeralda recém-plantada, para que ela fique sempre verde e tenha um bom crescimento e desenvolvimento, até fechar totalmente a sua área de plantio.

Continua depois da publicidade

Cuidados com a grama esmeralda recém-plantada

Entre os cuidados com a grama esmeralda recém-plantada, destaca-se a poda. Nesse caso, deve ser feito assim que o gramado ultrapasse 5 centímetros de altura.

No entanto, vale lembrar que durante os meses de maio a outubro, as podas devem ser reduzidas, para que a planta não sofra com a estiagem. Porém, nos meses de maio a novembro, o processo de poda do gramado esmeralda deve ser constante.

Continua depois da publicidade

Além disso, em algumas épocas do ano em que há muitas chuvas (de dezembro a abril), será necessário realizar podas de 3 a 4 vezes ao mês.

Cuidados com a grama esmeralda recém-plantada
Cuidados com a grama esmeralda recém-plantada: saiba como mantê-la saudável. Foto: Canva Pro

Leia também: Qual a melhor lua para cortar a grama e durar aparada mais tempo?

Preparando o solo

Em relação ao terreno que receberá a grama esmeralda, o mesmo deve estar limpo de todos os resíduos possíveis, como pedras, concreto, entre outros. Além disso, se existir capim no ambiente, é necessário usar uma bom herbicida para evitar a sua proliferação.

Em seguida, após fazer a limpeza, é necessário realizar o preparo do solo, o que é essencial para o desenvolvimento da espécie. Se for necessário aterrar o ambiente, use terra não saibrosa.

Uma dica, é optar por usar solo do tipo argilo-arenosa, e sempre verificar se o local está seco antes de realizar o plantio.

Irrigação da grama esmeralda

Em seguida, temos um outro cuidado importante, que é o processo de irrigação. Nesse caso, ele deve ser feito quando a umidade do gramado estiver abaixo do recomendado.

Além disso, é importante observar quando ocorre a mudança da coloração da espécie. Isso porque, ao ficar verde, isso é um sinal de que a grama está saudável, sendo necessário realizar as regas em dias alternados ou seja, dia sim e dia não.

Aplicação do adubo

Sobre o adubo que deve ser utilizado, o mesmo deve possuir uma mistura de 40% terra, 30% areia e 30% matéria orgânica.

Vale lembrar, que o adubo deve ser aplicado na grama esmeralda, entre os meses de junho a agosto.

Nesse caso, a adubação nitrogenada também é recomendada durante os meses de abril, outubro, maio e novembro. Além disso, a aplicação deve acontecer no período da manhã até as 9h, e após as 16h durante a tarde.

Tempo de repouso

Entre os cuidados com o cultivo da grama esmeralda, está o pisoteio recorrente durante o seu crescimento. Por isso, é importante evitar pisar sobre a grama, enquanto ela não fechar totalmente a sua área de cultivo.

Se por alguma razão o gramado apresentar algum problema sério, evitar pisar por mais tempo, até que ela se recupere totalmente.

Cuidados com a grama esmeralda recém-plantada
Cuidados com a grama esmeralda recém-plantada: saiba como mantê-la saudável. Foto: Canva Pro

Quais são as características da grama esmeralda

A grama esmeralda possui um verde intenso e peculiar em sua composição. Além disso, esse tipo de grama costuma se destacar pela sua maciez e folhagem estreita.

Sendo assim, torna-se fundamental seguir todas as recomendações ditas acima, para mantê-la sempre bela e saudável.

Afinal, mesmo que seja macia e com folhas pequenas, ela merece destaque por sua resistência.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...