Anúncio

Demora quanto tempo para nascer um pé de cenoura? Saiba agora mesmo como cultivar

Veja em quanto tempo um pé de cenoura nasce

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 07 de setembro de 2022, por Sônia Lopes — Quanto tempo demora para nascer um pé de cenoura? Veja aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO sobre essa pergunta costuma ser feita pelos cultivadores. Afinal, por uma questão de ansiedade, é comum querer ver o resultado logo após o plantio.

Continua depois da publicidade

Quanto tempo demorar para nascer um pé de cenoura?

Um pé de cenoura leve em média 120 dias para nascer. Entretanto, isso pode variar conforme as condições de cultivo. Desse modo, veja alguns fatores que podem desacelerar esse processo e que, por consequência, você deve evitar.

Falta de luz na cenoura

Quanto tempo demorar para nascer um pé de cenoura?
Quanto tempo demorar para nascer um pé de cenoura? – Imagem: Canva

Apesar da cenoura conseguir crescer em locais com sombra, isso pode desacelerar o processo. Então, se possível, sempre a deixe em locais que contenham bastante luz solar.

Continua depois da publicidade

Solo pobre em vitaminas

Toda planta precisa de nutrientes para viver e assim como, o corpo humano, quanto mais nutrida, mais rápido ela se desenvolve. Então, se o solo está pobre de matéria orgânica, acrescente adubos naturais como casca de banana, que podem ajudar.

Outro adubo orgânico poderoso é o pó de café. Então, quando você terminar de fazer essa bebida ao invés de jogar fora, tente colocar um pouco no solo da sua plantação. Assim, todo alimento será aproveitado e ainda vai acelerar o crescimento da planta.

Cuidado com o excesso

O excesso é prejudicial para qualquer alimento. Desse modo, tente adubar a cenoura no intervalo de vinte a quarenta dias. Lembrando que, as suas folhas começarem a amarelar, talvez tenha adubo demais. Então, aumente o intervalo.

Exageros nas regas

Quando o solo fica encharcado por muito tempo, as cenouras tendem a apodrecer. Logo, para evitar isso, regue apenas quando ele estiver quase seco. Além disso, tente usar regadores. Assim, você consegue controlar melhor a queda d’água.

Transplantes

Ao contrário de muitos legumes, a cenoura não pode ser transportada. Portanto, quando for plantar você precisa escolher um local definitivo, caso contrário a planta pode demorar para crescer ou até mesmo morrer depois de um tempo.

Falta de espaço

Para que a cenoura cresça rapidamente, ela precisa ter um bom espaço. Logo, se você plantou em um local que tem menos de 15 cm de distância de outras plantações, provavelmente ela não irá crescer com facilidade.

Caso a plantação tenha sido em vaso, para que ela cresça, ele precisa ter pelo menos 5 cm a mais do que o tamanho da cenoura quando grande. Então, antes de plantar, pesquise sobre a espécie que você escolheu. Assim, vai ser mais difícil errar.

Presença de pragas na cenoura

Quando a plantação está contaminada, ela não consegue crescer com eficiência. Dessa forma, se a sua planta mudou, começou a mudar ou não está crescendo mesmo após o período mínimo, talvez ela esteja contaminada.

Existem diversos fungos e bactérias que podem contaminar uma planta. Logo, o ideal é observar e buscar ajuda de um profissional da área. Por fim, ele vai conseguir identificar a melhor solução para o caso.

Carregando comentários aguarde...
...