Anúncio

Qual é a diferença entre terra vegetal e substrato? Saiba agora e evite erros no uso

Veja se eles podem ser utilizados juntos na jardinagem

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Armação dos Búzios, 07 de setembro de 2022, por Greison Fiel — A jardinagem e cuidados com as plantas é algo que fascina muitas pessoas.

Devido a esse fato, hoje o blog Horta Jardim & Cia do Folha GO mostra algumas dúvidas podem surgir em relação aos elementos necessários para um bom plantio. Desse modo, entenda a diferença entre terra vegetal e substrato e use corretamente.

Continua depois da publicidade

Entenda a diferença entre terra vegetal e substrato e use corretamente

Primeiramente, é muito importante saber diferenciar esses dois elementos, pois isso ajuda na compreensão dos benefícios que eles trazem para as plantas. Pensando nisso, trazemos hoje essas definições essenciais para um bom plantio em casa.

Terra vegetal

Entenda a diferença entre terra vegetal e substrato e use corretamente
Entenda a diferença entre terra vegetal e substrato e use corretamente – Imagem: Canva

Em primeiro lugar, vamos conceituar o que é à terra vegetal na jardinagem. Assim, à terra vegetal é uma combinação rica em nutrientes para as plantas. Desse modo, ela é formada a partir da mistura da terra com matérias minerais e/ou orgânicas. Sendo assim, ela pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos de jardinagem.

Continua depois da publicidade

Além de possuir como principal objetivo a obtenção de um ambiente, para as plantas, rico em nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento. Outra vantagem da terra vegetal é que ela ajuda na aeração do solo, fator importante para as raízes da planta consigam respirar. Em resumo, à terra vegetal irá fornecer a energia necessária para a sua planta crescer.

Continua depois da publicidade

Substratos

Agora, falando sobre os famosos substratos, vamos também conceituar ele. Dessa forma, o substrato é também uma mistura com terra e outros elementos mais específicos utilizados na jardinagem. Contudo, a função do substrato é ajudar na sustentação das raízes das plantas, de forma que o peso delas não atrapalhe no crescimento.

Além disso, os substratos também auxiliam na retenção de líquidos nas raízes da planta, de forma que o ambiente fique propicio para que a planta consiga absorver a água necessária para o seu desenvolvimento. Ademais, os substratos podem ser encontrados em diversos formatos nos mercados de jardinagem.

Então, caso você esteja a procura de um substrato, você irá encontrar os substratos obtidos a partir de casca de arroz, fibras de coco e areia lavada. Outrossim, caso surja a dúvida de qual substrato escolher, isso irá depender de qual a planta em questão, pois cada um atende a uma demanda em específico.

Terra vegetal e substratos podemos ser usados juntos?

Agora que você já viu a função de cada um desses elementos, você pode incluir eles na sua rotina de jardinagem. Sendo assim, o substrato e à terra vegetal podemos aplicar de forma conjunta na planta, uma vez que eles se complementam. Entretanto, a mistura não pode fazer de qualquer forma.

Isso deve ter uma atenção especial, pois à terra só podemos misturar com o substrato adequado para aquela planta, de modo que os benefícios apareçam corretamente. Além disso, essa combinação possível por cada um desses elementos formado de forma distinta e contribuem muito para as plantas.

Carregando comentários aguarde...
...