Anúncio

Como fazer mudas de boldo ? Aprenda a cuidar do seu pé de boldo

Veja como fazer mudas com dicas simples e poder desfrutar da beleza ornamental e das propriedades medicinais dessa planta

Anúncio


Continua depois da publicidade

Curitiba, 1 de novembro de 2022, por Bruno Acorsi –  O boldo é uma planta de origem Africana, contudo se adaptou e é cultiva em quase todo solo brasileiro. Seu cultivo se deve aos diversos benefícios a saúde que essa planta tem.  Da mesma forma, ele é simples de fazer pois essa planta é muito resistente. Então, para desfrutar de suas vantagens, venha aprender com o Blog Horta, Jardim & Cia, como fazer mudas de boldo, de maneira simples e também cuidados básicos com essa planta.

Continua depois da publicidade

Como fazer mudas de boldo

Como já foi comentado anteriormente, o boldo é uma boa bem resistente e capaz de se aguentar períodos de seca. Contudo, essa planta é sensível a temperaturas abaixo de 10 °C. Dessa forma, o seu cultivo na região sul do país tem mais sucesso quando feito em vasos. Pois isso facilita a proteção da planta.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, existem diversas espécies de boldo diferentes, entretanto eles se assemelham muito em seu cultivo. Aqui, vamos falar sobre o cultivar conhecido como boldo da terra (Plectranthus barbatus), essa é a espécie mais comum em nosso território. Veja a seguir, como fazer mudas de boldo com dicas simples, e também aprenda a cuidar da sua planta.

Dicas para fazer mudas de boldo

Como fazer mudas de boldo
Como fazer mudas de boldo – Foto: Canva

Essa é uma planta enraíza com facilidade, sendo muito simples fazer uma muda com uma galho de uma planta mãe. Para isso, primeiramente retire um galho bem formado com no mínimo 15 cm. Cortando com uma tesoura esterilizada, retire as folhas da parte mais grossa nos primeiros 7 cm do galho. Em seguida, corte o restante das folhas do galho pela metade.

Agora, em um vazo faça uma mistura com partes iguais de areia e substrato para mudas. Então, adicione o galho no centro do vaso e regue em seguida. Por fim, deixe o vaso em local com luz indireta, mantendo o solo sempre úmido. Esse processo não deve ser feito durante o inverno ou dias de frio. Seguindo esses passos,  a muda de boldo deve enraizar em algumas semanas.

Como plantar boldo

Quando as suas mudas de boldo estiverem com um tamanho maior, ela deve ser plantada em um local com sol pleno e solo bem drenado e com boa oferta de matéria orgânica. Em regiões frias, plante a muda em uma vaso com pelo menos 30 cm de diâmetro e altura, para que a planta tenha espaço para se desenvolver.  Lembre-se de escolher um vaso com furos no fundo para auxiliar a drenagem.

Leia também: Misturinha Mata Tudo: Veja como fazer e deixe o seu jardim livre de pragas

Rega e poda

Já sobre as regas, o boldo se desenvolve bem em climas secos e não precisa de muita água para se desenvolver. De modo que deve-se regar apenas quando o solo estiver seco. Por outro lado, a planta deve ser podada duas vezes ao ano, sendo o ideal no fim do inverno e também no começo do outono.  Agora, é só seguir essas dicas de como fazer mudas de boldo e também como cuidar da planta, para desfrutar de todas as suas vantagens medicinais e ornamentais.

Continue a leitura: Conheça agora mesmo as 5 plantas que dão azar, segundo a crença popular; confira

Vai DECORAR a casa com PLANTAS? Não cometa estes 5 ERROS!

As plantas deixam o ambiente de casa muito mais agradável e atraente. O verde combina com tudo e traz vida. Além disso, as plantas fazem um excelente trabalho de filtração do ar, deixando tudo mais limpo e lindo. Mas, alguns erros podem significar um destino nada desejado às plantinhas. Então, para evitar que elas morram, veja abaixo os 5 erros mais comuns ao decorar sua casa com plantas.

Carregando comentários aguarde...
...