Anúncio

Como diferenciar boldo-do-chile de boldo brasileiro?

Veja como diferenciar os tipos de boldo com dicas simples

Anúncio


Continua depois da publicidade

Curitiba, 02 de novmbro de 2022, por Bruno Acorsi –  O boldo é uma planta se popularizou e se expandiu por todo o Brasil, isso pelas suas propriedades medicinais e também como planta ornamental. Contudo, existem diversas espécies diferentes dessa planta e dessa forma, com propriedades particulares. Entre as variantes, duas que se destacam são o boldo da terra, ou boldo de jardim, e o boldo do chile. Então, venha aprender com o blog Horta, Jardim & Cia como diferenciar boldo-do-chile de boldo brasileiro.

Continua depois da publicidade

Quais os tipos de boldo

Antes de mais nada, existem diversas variedades de boldo, contudo o boldo de jardim ou boldo brasileiro, é o mais comum em nosso território. Da mesma forma, o boldo do chile, se parece muito com a variante brasileira. Entretanto, elas se diferem muito no tamanho da planta e também em suas condições de cultivo, que no caso desse cultivar chileno é muito diferente, e por conta disso, é difícil cultivar e plantar no Brasil. Então veja a seguir, dicas simples e como diferenciar o boldo-do-chile de boldo brasileiro e também descobrir as suas propriedades.

Continua depois da publicidade

Como diferenciar boldo-do-chile

Diferenciar boldo-do-chile
Diferenciar boldo-do-chile – Foto: Canva

Primeiramente o boldo-do-chile é uma planta de porte muito maior que o brasileiro, dessa forma chega a ter de 10 a 15 m de altura. Além disso, o aroma a da planta também é mais agradável e as suas folhas são lisas e sem pelos. Por outro lado, essa planta não se adapta com facilidade em qualquer clima, isso se deve ao fato dessa planta precisar de altitudes elevadas. De modo que se desenvolve apenas em locais com altitude entre 1500 e 1000m acima do nível do mar.  Ainda assim, o boldo do chile gosta de solos  pedregosos, e bem drenados, sendo muito resistente a períodos de seca. Com essas condições especificas de cultivo, essa planta é é encontrada apenas em países como Chile, Marrocos e Itália.

As folhas do boldo do chile também tem propriedades medicinais que são muito semelhantes as do boldo de jardim. O seu chá é capaz de aliviar dores abdominais, por facilitar a digestão. Além disso, essa planta também ajuda na produção da bile, e proporciona uma proteção hepática, sendo muito recomendado para quando se exagera no consumo de bebidas alcóolicas. Contudo, o seu uso não deve ser recorrente, ou feito por crianças com menos de 7 anos, ou mulheres grávidas.

Leia também: Misturinha Mata Tudo: Veja como fazer e deixe o seu jardim livre de pragas

Como diferenciar boldo de jardim ou brasileiro

Essa variedade mais comum no Brasil, tem as mesmas funções medicinais que o boldo-do-chile. Dessa forma, também tem as mesmas contraindicações, não sendo recomendado para crianças, e mulheres grávidas.

Por outro lado, o seu cultivo é muito mais simples de fazer, sendo assim, fácil de aproveitar as suas propriedades medicinais e também ornamentais. Para cultivar o boldo, faça em vaso ou em quintal, deixando a planta com boa exposição ao sol. Já o solo, deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Para que essa planta se desenvolver com saúde, deve-se regar apenas quando o solo estiver seco.  Agora que você aprendeu a diferenciar o boldo-do-chile do boldo brasileiro, não deixe de aproveitar as vantagens medicinais e ornamentais de cada planta.

Continue a leitura: Conheça agora mesmo as 5 plantas que dão azar, segundo a crença popular; confira

Vai DECORAR a casa com PLANTAS? Não cometa estes 5 ERROS!

As plantas deixam o ambiente de casa muito mais agradável e atraente. O verde combina com tudo e traz vida. Além disso, as plantas fazem um excelente trabalho de filtração do ar, deixando tudo mais limpo e lindo. Mas, alguns erros podem significar um destino nada desejado às plantinhas. Então, para evitar que elas morram, veja abaixo os 5 erros mais comuns ao decorar sua casa com plantas.

 

Carregando comentários aguarde...
...