Anúncio

Saiba quando usar húmus de minhoca: entenda qual o momento correto

Veja como produzir esse húmus em casa

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Armação dos Búzios, 07 de setembro de 2022, por Greison Fiel — O húmus é um excelente auxiliar na adubação de plantas. Esse adubo é muito importante, pois ajuda as plantas a se desenvolverem de forma correta e mais saudável.

Continua depois da publicidade

Por isso, descubra aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO qual o momento correto de usar húmus de minhoca.

Qual o momento correto de usar húmus de minhoca? Descubra a resposta para essa pergunta

Primeiramente, o húmus de minhoca é uma maneira orgânica e muito vantajosa de contribuir para o desenvolvimento correto e saudável das suas plantas. Sendo assim, hoje você vai descobrir e aprender tudo sobre esse formato de adubo natural. Então, acompanhe a leitura abaixo.

Continua depois da publicidade

O que é o húmus da minhoca?

Qual o momento correto de usar húmus de minhoca?
Qual o momento correto de usar húmus de minhoca? – Imagem: Canva

Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é o húmus da minhoca. Desse modo, esse adubo orgânico é obtido a partir dos excrementos das minhocas do solo. Assim, como as folhas, os frutos e as flores, que acabam por cair na terra, são as fontes de alimentação desses animais terrestres, o produto final da digestão das minhocas é um húmus rico em matéria orgânica de qualidade.

Continua depois da publicidade

Além disso, esse tipo de adubo natural é fácil de ser produzido em casa, pois como as minhocas são animais muito pequenos, é possível construir um minhocário e, assim, produzir o próprio húmus em casa. Para isso, então, basta você construir um local separado para as minhocas e nutrir esses animais com produtos naturais, como verduras e legumes.

Como utilizar o húmus das minhocas

Agora que você já conhece o húmus das minhocas, vamos mostrar como utilizar corretamente e, consequentemente, obter todas as vantagens desse produto. Então, para isso, caso você esteja usando o húmus na forma pura, basta você retirar um pouco da terra do vaso, adicionar o húmus e cobrir novamente com à terra. Em seguida, após cumprir essa ordem, você deve regar o local.

Já em relação à quantidade a ser utilizada, você deve usar 2 colheres, caso o vaso seja pequeno, os vasos médios, devem receber 4 colheres e os vasos grandes devem receber 8 colheres. Em relação à planta que está no vaso, caso seja uma sementeira, você pode preencher a metade com húmus e a outra metade com terra. Já as plantas ornamentais e frutíferas, devem ter 500 gramas de húmus e as flores comuns podem receber cerca de 200 gramas de húmus de minhoca.

Qual a frequência de aplicação do húmus?

Por fim, vamos falar qual o melhor momento para a utilização do húmus de minhoca. Desse modo, você pode utilizar o húmus na fase em que a muda da planta está se produzindo ou imediatamente após o plantio. Contudo, de forma mais geral, você pode utilizar o húmus a cada 2, 4 ou 6 meses. Esse tempo irá variar considerando a necessidade de cada planta em relação ao adubo.

Carregando comentários aguarde...
...