Anúncio

Descubra: por que tem pitaya branca e pitaya rosa? Saiba mais sobre as diferenças entre os tipos

Descubra agora porque existe essa diferenças entre pitayas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2022, por Rodrigo Guimarães – Por que tem pitaya branca e pitaya rosa? Confira aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO.

Continua depois da publicidade

Afinal de contas, essa fruta tem ganhado muita notoriedade por ser conhecida como a fruta do dragão e possui duas cores.  Afinal, o sabor parece ser o mesmo, apesar dessa diferença. Mas, não se preocupe, porque vamos explicar as razões para isso e muito mais sobre a famosa “fruta do dragão”.

Continua depois da publicidade

Saiba por que tem pitaya branca e pitaya rosa

Mesmo que muitas pessoas afirmem com veemência, saiba que não existe diferença no sabor adocicado e nem na textura presente na fruta do dragão. Então, a única diferença que é notável entre elas é a coloração da casca e da polpa dessa frutinha. Por isso, saiba por que tem pitaya branca e pitaya rosa, logo abaixo.

Continua depois da publicidade

Origem das cores

Pitaya - Reprodução Freepik
Pitaya – Reprodução Freepik

O tipo mais comum no Brasil é a pitaya branca, ou seja, com polpa branca e sementes pretas que cria um visual semelhante ao sorvete de flocos, não é mesmo? Muito cultivada nas regiões Sul e Nordeste, a fruta com essa cor tem a casca rosada. A pitaya rosa possui a polpa rosada e uma casca vermelha, mas ainda temos a pitaya amarela que é mais encontrada na Colômbia, sendo que essa também apresenta polpa branca e diferencia pela casca.

Pitaya branca e os flavonóides

Se você já se perguntou por que tem pitaya branca e pitaya rosa, saiba que as brancas são ricas em flavonóides, classe poderosa de antioxidantes que combatem o envelhecimento da pele. Essa substância é uma das causadoras dessa coloração mais clara presente na polpa da fruta, portanto, pode consumir sem medo de ser feliz, já que os benefícios dos flavonóides são: proteção do organismo e combate ao envelhecimento precoce da pele.

Pitaya rosa e o licopeno

A pitaya rosa, com sua casca vermelha, é a única que possui licopeno, uma substância que concede uma pigmentação para alimentos como tomate e pimentão vermelho, por exemplo. Capaz de combater os radicais livres, essa fruta também promove o combate contra o envelhecimento precoce. Contudo, não para por aí, já que pode até prevenir doenças cardíacas, dos olhos e das células que levam ao câncer.

Então, se alguém perguntar por que tem essa diferenças entre pitayas para você, não hesite e responda: a branca é por causa dos flavonóides e a rosa é por causa do licopeno!

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...