Anúncio

É possível plantar flores cortadas? Entenda tudo sobre esse cultivo e as possibilidades

Um buquê é um presente popular para várias ocasiões. Nenhuma varinha mágica é necessária para enraizar buquês, apenas alguns truques simples.

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 31 de maio de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Deseja saber se é possível plantar flores cortadas? O Horta Jardim & Cia ensina uma técnica simples de como replantar a flor que você recebe, como a de um buquê, por exemplo, para que ela viva por mais algum tempo. Então, veja a seguir algumas opções que se pode utilizar para isso.

Continua depois da publicidade

Descubra se é possível plantar flores cortadas

Um buquê é um presente popular para várias ocasiões. Nenhuma varinha mágica é necessária para enraizar buquês, apenas alguns truques simples.

Como replantar

Caso você tenha dúvidas, é possível plantar flores cortadas. Para isso, retire as flores do vaso o mais rápido possível. As flores que foram mantidas frescas e úmidas têm uma chance maior de enraizar com sucesso.

Continua depois da publicidade

Usando tesouras de poda limpas e afiadas, corte a parte inferior do caule da flor em um ângulo de 45 graus, logo acima do tubérculo (exceto onde as folhas eventualmente crescerão). Limpar a tesoura com água quente e sabão ou álcool ajuda a manter os caules cortados saudáveis. Corte a flor e todo o caule acima do primeiro conjunto de folhas.

Veja também: Aprenda a cultivar de girassol anão: uma flor perfeita para decorar o seu jardim

Pulverização

Pulverize o saco plástico transparente com água. Coloque as hastes em um saco plástico e guarde na geladeira. Isso manterá o vaso fresco e úmido enquanto prepara o vaso. Lave as panelas com água quente e sabão e enxágue bem. Encha a panela com uma mistura de uma parte de turfa e uma parte de perlita ou uma parte de areia grossa de rio e uma parte de turfa.

Regue bem e deixe escorrer. Retire o corte do saco plástico e mergulhe-o no hormônio enraizador. Bata suavemente no tronco para remover o excesso de hormônios. Enterre o fundo do corte na panela com pelo menos dois centímetros de profundidade. Coloque um saco plástico sobre o caule.

Isso criará uma mini estufa que manterá o corte quente e úmido. Coloque em um local interno que receba luz solar indireta. Verifique a incisão diariamente. Se o solo começar a secar, remova o saco e borrife o solo com água e, em seguida, substitua o saco.

Mexa suavemente a ferida depois de algumas semanas para ver se ela criou raízes. Quando isso acontecer, remova gradualmente o saco plástico, levantando-o uma ou duas polegadas por dia até que a ferida se ajuste ao ar em sua casa.

Cuidados

Depois de saber que é possível plantar flores cortadas, conheça os cuidados que você deve ter com a planta. O estado ideal das roseiras é manter suas raízes sempre úmidas, mas não encharcadas, pois não conseguem absorver oxigênio quando completamente cobertas de líquido.

Por outro lado, quando deficientes, as roseiras podem desenvolver manchas escuras, amareladas, enrolar e cair. Raízes, folhas e, em casos extremos, morrem.

O intervalo de rega das roseiras depende de fatores como a umidade do ar, porém, é recomendado que você regue em um dia ensolarado, e caso tenha dúvidas sobre as necessidades hídricas da sua planta, basta colocar o dedo no solo e sentir que está seco ou molhado.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...