Anúncio

Saiba como germinar caroço de manga no vaso: aprenda uma técnica infalível

Aprenda a cultivar manga em vasos e faça produzir frutas, mesmo em espaços pequenos!

Anúncio


Rio de Janeiro, 27 de março – Que tal cultivar uma mangueira e produzir mangas, em ambientes pequenos? Para isso, o Horta, Jardim & Cia irá ensinara a como germinar caroço de manga e cultivar essa deliciosa fruta em vasos, sendo possível produzir frutas em espaços pequenos.

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba que os métodos para germinar o caroço, podem ser aplicados tanto para cultivos em vasos, quanto para o plantio em solo. Em ambos os casos, os resultados serão os mesmos.

Saiba como germinar o caroço de manga no vaso

A manga tem origem asiática, porém muito conhecida pelos brasileiros. Uma fruta de sabor doce e cai bem tanto como fruta ou feito sucos, essa planta pode ser cultivada em solo ou vaso através da muda, ou caroço.

Continua depois da publicidade

Ela gosta de climas secos e quentes, podendo ser plantada em qualquer época do ano. Entretanto, há quem considere o verão ou primavera as melhores estações de plantio, pois se houver chuvas depois do cultivo irá incentivar o desenvolvimento dos frutinhos.

Germinar caroço de manga no vaso
Saiba como germinar caroço de manga no vaso: aprenda uma técnica infalível. Foto: Canva Pro

Leia também: Aprenda um segredinho para eliminar o caramujo africano do seu quintal: veja dicas práticas

Continua depois da publicidade

 Como germinar

O primeiro passo para se ter uma mangueira no vaso é germinar o caroço. Logo é preciso umedecer um papel toalha e embrulhar o caroço, em seguida coloque essas sementes em saco plástico e feche.

Deixe as sementes em uma janela com boa iluminação durante 2 semanas. Pois, é nesse período que ocorre a germinação, passado esse tempo o saco plástico já pode ser aberto, mas tome cuidado ao abrir para não danificar o caroço.

Plantando caroço de manga no vaso

Então quando germinar o caroço da manga é sinal de que ele já pode ser plantado em um vaso. Para isso será preciso um vaso de 15 a 20 litros, coloque argila expandida no fundo, e uma camada de manta geotêxtil em seguida acrescente terra.

Lembre de deixar esse vaso em local bem ensolarado e regue com frequência a muda. Entretanto, se prefere plantar a semente no solo, cave uma cova de 50 cm de profundidade e 50 de diâmetro, acrescente esterco bovino  e farinha de ossos.

Como fazer o manejo do pé de manga no vaso

Após iniciar o cultivo dessa planta é necessário ter os cuidados básicos para ela crescer forte e saudável, e dê muito frutos.  Por isso, o ideal é realizar as regas 3 vezes na semana quando no solo. Se o caroço está plantado no vaso o ideal é umedecer o substrato uma vez ao dia.

Outro cuidado a ser tomado com mangueira no vaso é a poda, que deve acontecer uma vez ao ano após a época da colheita. Além disso, é primordial nos cuidados uma boa adubação,  que deve ser feita de 3 em 3 meses com adubo NPK 10-10-10.

Germinar caroço de manga no vaso
Saiba como germinar caroço de manga no vaso: aprenda uma técnica infalível. Foto: Canva Pro

Dicas para o cultivo

Existem algumas dicas que lhe ajudarão a ter sucesso na hora de plantar seu pé de manga.  Assim sendo, uma delas é ver se existe por perto uma árvore mãe da espécie de manga que pretende plantar, pois, é sinal de que a planta se adapta ao clima e ao ambiente.

Outra dica é observar se o caroço está em bom estado, para isso fique atento se existem manchas pretas ou fungos nele. Além disso, quando germinar o caroço de manga e for plantar lembre-se de colocá-lo com o umbigo da semente sempre para baixo. Dessa forma o cultivo será um sucesso.

 Leia também: O segredo para cultivar hortênsias coloridas: dê um toque de cor ao seu jardim

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...