Anúncio

Como cultivar jiboia na água de forma simples: veja dicas para um melhor cultivo

Aprenda a cultivar jiboia na água, com pouco trabalho e um ótimo desenvolvimento da planta!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 27 de março – Que tal decorar a sua casa com uma belíssima planta de folhas verdes, cultivada em água? Para isso, o Horta, Jardim & Cia irá ensinar a como cultivar jiboia na água de forma simples e com algumas técnicas de manejo que ajudam a obter resultados incríveis no crescimento e desenvolvimento da planta.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, mais detalhes sobre essa planta que é uma das queridinhas dos jardineiros e presente na decoração de ambientes em várias regiões do mundo.

Conheça mais detalhes sobre a jiboia

A jiboia é uma planta cuja origem são as grandes florestas tropicais. Sendo assim, ela prefere climas mais quentes e úmidos para se desenvolver.

Continua depois da publicidade

Ela tem esse nome porque, sendo uma trepadeira, se agarra a outra planta para sobreviver e vai subindo por ela, e, por crescer extremamente rápido, ela por vezes acaba sufocando essa planta, assim como a cobra faz com sua presa.

Como cultivar jiboia na água
Como cultivar jiboia na água de forma simples: veja dicas para um melhor cultivo. Foto: Canva Pro

Leia também: Como cultivar o capim dourado? Matéria prima valiosa para o cerrado brasileiro

Como cultivar jiboia na água: faça um manejo simples e eficiente

Para cultivar a jiboia na água, você pode reutilizar recipientes, como garrafas pet ou de vidro, frascos de molhos, canecas de cerveja, etc. Uma dica é usar recipientes transparentes, pois poder ver as raízes da planta se desenvolvendo é muito interessante e o vaso com a jiboia ficará ainda mais bonito e decorativo.

Higienização do recipiente

O primeiro passo, logo após escolher o recipiente (ou recipientes), é lavá-lo muito bem. Depois disso, você pode optar por colocar apenas água para receber a jiboia, ou adicionar pedrinhas de rio, cascalhos, pedra brita ou argila expandida para decorar a parte de dentro desse recipiente.

Preparação da água

Caso você opte por colocar somente água, uma dica importante é adicionar uma colher de chá de água sanitária ou duas gotinhas de detergente neutro. Isso serve para evitar a proliferação de mosquitos e pernilongos, especialmente o Aedes aegypti.

Decoração

Já no caso de você querer decorar com pedrinhas, lave-as bem e as deixe no sol para secar antes de colocá-las no vaso da jiboia. Isso para não ficarem soltando sujeira. Afinal, quem opta por cultivar jiboia na água é porque quer ver as raízes, e a sujeira pode atrapalhar.

Plantio da jiboia na água

Com o vaso preparado, é hora de retirar o segmento da jiboia para plantá-la na água. Esse segmento precisa estar saudável, sem manchas ou ressecado.

Você pode cortar um galhinho em uma das “emendas” que a jiboia possui e colocar na água, sem deixar as folhas submersas. Caso alguma folha fique dentro da água, é provável que ela irá apodrecer, o que é normal.

Como cultivar jiboia na água
Como cultivar jiboia na água de forma simples: veja dicas para um melhor cultivo. Foto: Canva Pro

Manutenção da jiboia na água

Quando o vaso ficar muito cheio, você pode retirar os galhos excessivos e plantar em outros recipientes. Além disso, o vidro com a jiboia cultivada na água precisará ser lavado a cada 3 meses, para preservar a transparência.

Gostou das dicas de como cultivar jiboia na água de forma fácil e econômica? Então agora bote a mão na massa! Boa sorte!

Por fim, leia também: Como cultivar onze-horas em garrafas pet? Veja maneira incríveis de ter belas flores

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...