Anúncio

Adubo na medida certa para as plantas suculentas: veja dicas importantes de adubação

Fazer aplicação de adubo, é um processo muito importante e que deve ser realizado com cuidado para evitar excessos que podem matar a planta!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 06 de junho 2022, por Greison Fiel — Costuma fazer a adubação de suas plantas suculentas, mas possui dúvidas sobre isso? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar dicas para aplicar adubo na medida certa em suas plantas suculentas, mantendo uma frequência adequada para evitar o excesso de nutrientes no solo que podem vir a matar suas plantas. Além disso, iremos explicar sobre qual é o tipo de adubo adequado para essa espécie.

Continua depois da publicidade

Adubo na medida certa para as plantas suculentas: veja dicas importantes de adubação

Apesar de pequenas, as suculentas são plantas muito férteis e não é preciso de muitos cuidados para reproduzi-las. Por isso, o solo em que elas estão sendo cultivadas, deve ser capaz de fornecer todos os nutrientes necessários. Assim, elas poderão se desenvolver bem e se manterem sempre saudáveis.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, algumas dicas importantes sobre a adubação dessa espécie.

Adubo medida certa suculentas
Adubo na medida certa para as plantas suculentas: veja dicas importantes de adubação. Foto: Canva Pro

Leia também: Veja como usar a Zamioculca para decorar sua casa e dar vida dentro de casa

Qual a melhor forma de adubar suculentas?

Essas plantas são muito autossuficientes e não precisam de tanta atenção. Dessa forma, a adubagem não precisa ser tão minuciosa quanto com outras espécies de planta. Além disso, o intervalo de fertilização costuma ser mais longo também.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer, é verificar se o vaso tem espaço o bastante. Afinal, suas raízes precisam respirar e crescer bem. O ideal, então, é que sua circunferência tenha o dobro do tamanho da sua planta.

Não importa se você quer uma suculenta ou várias. O adubo deve sempre ser misturado em um recipiente separado. Em seguida, você deve retirar a planta de seu vaso, preencher com a nova terra e replantá-la.

Dificuldades para saber a quantidade ideal de adubo para as  suculentas?

Como elas são originárias de locais mais secos e desérticos, não precisam de muito adubo. Se você prefere comprar fertilizantes prontos, basta seguir as instruções da embalagem. Procure adubos específicos para suculentas.

No entanto, se optar por uma composteira, é só misturar um quarto de terra de lá com o novo solo da sua planta. Afinal, um adubo caseiro é mais orgânico e não causará mal à sua suculenta. Além disso, a adaptação dela será muito mais fácil.

Você também deve considerar a fase de crescimento que se encontra a sua planta. Por exemplo, quando ela estiver na floração, use menos nitrogênio. Entretanto, durante seu crescimento, utilize quantidades equilibradas de NPK.

Curiosidades sobre as suculentas

Elas não precisam de muita água para sobreviverem. Atenção para as suas folhas, se começarem a ficar amarelas significa que está regando demais. Mas dependem muito da quantidade de luz solar que recebem durante o dia.

Suas mudas são uma das mais fáceis de fazer. Afinal, é simplesmente quebrar um pedacinho da planta e colocá-la em contato com à terra. Em pouco tempo, uma nova suculenta crescerá e terá novos brotos.

Por fim, um outro fato sobre as suculentas é a sua coloração. Isso porque, muitas pessoas já estão acostumadas com as verdes. Entretanto, essa planta possui diversas variações de cores. Sendo possível, portanto, encontrá-las na natureza em cores como vermelho ou roxo.

Adubo medida certa suculentas
Adubo na medida certa para as plantas suculentas: veja dicas importantes de adubação. Foto: Canva Pro

Sugestão  de leitura

Se você quer saber como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer muda de romã por estaquia? Descubra como ter essa planta em casa

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...