Anúncio

Aprenda a como usar óleo de neem na horta, dicas infalíveis conheça melhor os benefícios

Este óleo é produzido a partir de uma árvore da Índia. Pode ser usado como repelente natural, anti-inflamatório e antifúngico. No entanto, poucas pessoas sabem que ele pode ser utilizado no jardim

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, PR, sexta-feira, 06 de maio de 2022, por Michele Azevedo ─ Quer saber como usar óleo de neem na horta? O Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO preparou este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas a respeito deste tema. Além disso, também explicaremos qual é a utilidade desta substância e como é possível fazer de forma caseira.

Continua depois da publicidade

Conheça dicas de como usar óleo de neem na horta

Este óleo é produzido a partir de uma árvore da Índia. Pode ser usado como repelente natural, anti-inflamatório e antifúngico. No entanto, poucas pessoas sabem que ele pode ser utilizado no jardim.

Como aplicar

Uma dica de como usar óleo de neem na horta é aplicar em todas as folhas, em especial na parte inferior em que os insetos costumam ficar com mais frequência. Faça a pulverização do solo ao redor da raiz também.

Continua depois da publicidade

Repita a aplicação uma vez na semana até que o problema seja resolvido, ou seja, quando conseguir eliminar todas as pragas que estão destruindo a sua plantação. Contudo, se houver chuva será preciso diminuir o intervalo.

Veja também: Qual é a melhor variedade de mandioca? Entenda as diferenças e saiba como cultivar

Pode utilizar o óleo em outra situação?

Conheça dicas de como usar óleo de neem na horta
Conheça dicas de como usar óleo de neem na horta – Imagem: Canva Pro

Anteriormente ensinas como usar óleo de neem na horta. No entanto, também é possível utilizá-lo com animais e seres humanos.

Em animais ele ajuda a combater sarnas, pulga e carrapato. Para isso, coloque algumas no shampoo do animal e dê banho normalmente.

Este óleo é muito utilizado na indústria farmacêutica por ter propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antissépticas e antivirais. Sendo assim, várias marcas utilizam esta substância em fortalecedor de unhas, shampoos e óleos hidrantes.

Como fazer este óleo de forma caseira

Agora que você já sabe como usar óleo de neem na horta é possível prepará-lo em casa. Então, siga a receita a seguir para saber fazer, uma vez que se pode comprá-lo em floricultura e através da internet, mas é mais fácil produzir você mesmo.

O primeiro passo é começar pela base do óleo ou extrato da folha de neem. A dica é procurar por óleos 100% puros.

Em segundo lugar, é hora de emulsificar, visto que, como se sabe, água e óleo não se misturam de forma fácil. Por essa razão, será necessário utilizar um emulsificante, como por exemplo, um sabonete líquido suave.

Misturando 5 ml de óleo com 1 litros de água e 2 ml de sabão, você já conseguirá fazer o seu spray. Acrescente a água e o sabão primeiro e por último vá misturando o óleo de forma lenta.

Por fim, despeje a solução em um borrifador e já poderá usá-lo nas suas plantas como ensinamos no início deste artigo. No entanto, só é possível utilizá-lo por 8 horas, uma vez que após esse tempo os ingredientes já vão começar a se decompor, então não perca tempo.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas sobre cultivo? Acesse o Casa Vogue e aprenda novos macetes sobre a horta de temperos, publicado por Vanessa D’Amaro em 27/06/2020.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...