Anúncio

Aprenda a garantir a drenagem de grandes floreiras: confira todos os macetes

Conheça um método eficiente

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 17 de setembro de 2022, por Sônia Lopes — Quem tem grandes floreiras lida com um grande desafio que é o escoamento da água. Então, você sabe como garantir a drenagem de grandes floreiras?

Continua depois da publicidade

Caso ainda não saiba e está passando por esse desafio, veja aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO como resolver.

Como garantir a drenagem de grandes floreiras?

Plantas grandes tendem a ter uma dificuldade maior para ter uma boa drenagem. Isso porque, como elas têm muita terra, a água após à rega pode ficar mais tempo do que deveria em contato com a planta e por assim, causar o apodrecimento das raízes.

Continua depois da publicidade

Para que as grandes floreiras tenham uma boa drenagem, alguns truques podem ajudar. Desse modo, se despertou seu interesse, veja quais métodos são mais eficientes.

Faça uma camada de argila

Como garantir a drenagem de grandes floreiras? - Fonte: Canva
Como garantir a drenagem de grandes floreiras? – Fonte: Canva

Colocar um pouco de argila no fundo do vaso garante que a água escoe com mais eficiência. Desse modo, faça a primeira camada só com ele, de uma forma que você não consiga mais ver os buracos que contêm no pote.

Continua depois da publicidade

Existe sempre outra opção

Quem não tem argila próxima pode usar pedras pequenas como, britas no seu lugar. Mas, quando for colocar, tente lavá-las antes para garantir que elas estejam livres de impurezas.

Use uma manta de drenagem

A manta de drenagem se assemelha muito a de ar-condicionado. Acontece, que ela tem pequenas aberturas que ajudam na drenagem das plantas. Além disso, por elas serem bem resistentes, podem ser ideais para grandes floreiras.

Procure uma terra soltinha

Algumas terras são bem blocadas e por isso dificultam bastante a drenagem. Então, na hora de escolher, pegue um pouco de areia e sinta a textura. Assim, vai ser mais fácil escolher o tipo correto.

Uma boa dica é tentar desfazer os blocos de areia com as mãos. Desse modo, quando elas forem para o local fixo já estarão mais soltas e vão garantir uma boa drenagem para as plantas.

Faça um furo no vaso

Para quem vai fazer plantações em vasos, o ideal é que eles tenham furos nas laterais e na parte de baixo. Então, se o pote que você escolher não tiver aberturas, você pode fazer.

Caso o vaso seja de plástico, você pode aquecer a ponta de uma faca e à medida que ela for encostando a temperatura alta vai criar pequenos buracos. Entretanto, se o pote for de vidro ou barro, não será possível fazê-los.

As drenagens não vão solucionar o excesso de água

O sistema de drenagem é essencial para a saúde das plantas. Mas, se houver excesso de água no recipiente, ele pode perder a eficiência. Então, na hora de regar, faça o processo sem exageros.

Para saber quando regar a planta, pressione o dedo indicador na terra, se ele sair bem úmido é porque ainda não chegou o momento ideal. Contudo, se o dedo continuar seco, pode regar sem medo.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

Carregando comentários aguarde...
...