Anúncio

Buxinho cresce bem na sombra? Saiba quais cuidados ter com a planta

Veja as melhores condições para ele

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 26 de setembro de 2022, por Sônia Lopes — Buxinho cresce bem na sombra? Entenda aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO quais são os cuidados necessários para garantir que essa planta cresça com saúde e beleza e, assim, consiga ter um tempo bem longo de vida.

Continua depois da publicidade

Buxinho cresce bem na sombra? Entenda seus cuidados

O buxinho é um arbusto rústico e bem charmoso e por isso, ele é muito usado para enfeitar ambientes internos e externos de uma residência. Mas, o que poucas pessoas sabem é que essa planta precisa de muita luz solar para se desenvolver.

Continua depois da publicidade

O que acontece quando o buxinho fica em um local com pouca luz?

Buxinho cresce bem na sombra?
Buxinho cresce bem na sombra? – Reprodução Canva

Quando o buxinho fica em um ambiente com pouca sombra, ele não vai morrer. Contudo, as suas folhas não vão crescer em abundância. Logo, o seu tronco ficará exposto e a planta perderá todo o seu charme.

Se a sua intenção é deixar essa planta cheia de folhas, deixe-a em um local em que a luz solar consiga chegar, como varandas, quintais ou mesmo janelas. Vale lembrar que, quando adultas, essas plantas atingem até 5 metros. Então, escolha bem o lugar.

Os buxinhos precisam ser regados com qual frequência?

Por ser uma planta que não gosta de umidade excessiva, regue-o apenas quando o solo estiver quase seco. Em média, no verão, apenas uma vez por dia já será o suficiente e no inverno uma a cada dois dias.

Para ter certeza, basta pressionar o dedo no solo. Assim, se ele sair úmido, significa que o tempo ideal ainda não chegou. Caso contrário, pode regar sem medo de errar.

Como adubar o buxinho da forma correta?

O buxinho é uma planta que precisa de muitos nutrientes para crescer com saúde. Então, se ofereça um adubo rico em nitrogênio, como resto de peixes, crustáceos, pó de café, ademais e outros. Para fazer, basta misturar um pouco deles com à terra.

Em relação ao pó de café, ao invés de misturar, você pode colocá-lo na superfície do solo. Dessa forma, além de nutrir a planta, ele ainda servirá como um repelente das pragas.

Qual a frequência correta para adubar o buxinho?

Os adubos devem ser aplicados na planta a cada trinta dias. Contudo, se o solo estiver pobre, você pode fazer o processo quinzenalmente durante um período curto. Assim, ela vai conseguir se nutrir com mais intensidade e recuperar a saúde.

O buxinho precisa ser podado com qual frequência?

Como o buxinho tem um crescimento lento, você pode fazer as podas de forma semestral. Entretanto, ao fazer, tente remover somente aquilo que realmente é necessário, como folhas murchas, galhos secos ou quebrados.

O tempo pode mudar conforme o seu objetivo

Algumas pessoas, fazem uma cerca viva com o buxinho. Nesse caso, o tempo ideal de poda é a cada trinta dias. Assim, será possível moldar a planta para que ela cresça conforme o seu gosto.

5 plantas que enchem de flores e que são fáceis de cuidar

Carregando comentários aguarde...
...