Anúncio

Cajarana é típica do Nordeste e dá um suco delicioso; saiba agora mesmo como cultivar

Colha frutos da cajarana em casa

Anúncio


Continua depois da publicidade

Antes de mais nada o cajarana é uma árvore popularmente conhecida também como cajá ou cajá-manga. Poucos sabem, mas 120mL de suco desta fruta por semana, é capaz de evitar quase 100% de risco de enfarte em uma pessoa. Por isso, hoje, 26 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go irá falar sobre Cajarana é típica do Nordeste e dá um suco delicioso.

Continua depois da publicidade

Cajarana é típica do Nordeste e dá um suco delicioso: saiba como cultivar

De antemão a cajarana é originária do Arquipélago da Sociedade, na Oceania. Esta planta é comum em todo o território brasileiro devido a sua grande adaptação a climas tropicais, especialmente no Nordeste.

O fruto da cajarana é muito aromático e seu uso é comum em sucos, drinks, picolés, sorvetes e doces. Por outro lado, a madeira desta árvore é muito utilizada devido a sua grande força e resistência, sendo ótima para a carpintaria e marcenaria.

Continua depois da publicidade

Leia também: Por que você deve usar vinagre no seu jardim? Descubra 3 motivos

Cajarana

Cajarana é típica do Nordeste e dá um suco delicios Reprodução Canva Pró
Cajarana é típica do Nordeste e dá um suco delicios Reprodução Canva Pró

A árvore da cajarana é classificada de grande porte, chegando a atingir até 15m de altura. Cada fruto chega a pesar cerca de 380g com comprimento de até 10cm. Ademais esta é uma planta caducifólia e que possui revestimento com cascas grossas e rugosas.

Cultivo da cajarana

Realize seu cultivo em canteiros onde haja um espaço grande para um ótimo desenvolvimento da planta, já que esta possui um porte médio a grande. Após a semeadura deve ser feita a irrigação da semente diariamente para umedecer o solo.

O ideal é a proporção de 50x50x50cm dos buracos das covas que irá ser feito a semeadura. A distância entre as covas deve ser entre 8 e 12m. Contudo a adubação deve ser feita com esterco (20L) no período da chuva.

Florescimento e colheita da cajarana

Nos meses de fevereiro a junho ocorre a floração no pé de cajarana e por seguinte o surgimento dos frutos. Do mesmo modo realize a colheita dos frutos após a percepção de que os frutos estão maduros e quando caem no chão naturalmente.

Frutificação

A árvore da cajarana costuma frutificar depois de 5 anos do seu plantio. Os frutos possuem polpas firmes com casca lisa, um sabor agridoce e são de tonalidade amarela. Em suma o endocarpo da cajarana é revestido por espinhos irregulares e macios.

Benefícios da cajarana

Devido ao seu alto teor de antioxidante, a cajarana possui ação na prevenção de rugas assim como no combate de doenças cardiovasculares. Como resultado outros benefícios são o fortalecimento dos ossos, a redução dos riscos das doenças crônicas.

Então os frutos possuem alto teores de fibras e baixo valor calórico o que contribui para o emagrecimento de quem consome. A cajarana possui um flavonoide natural chamado Quercetina, ela tem grandes propriedades farmacêuticas, sendo antioxidante e antirradicais livres.

Vitaminas e nutrientes da cajarana

Por fim a cajarana possui altos teores de vitaminas benéficas para o organismo, sendo uma das principais o retinol, ou vitamina (A) como é mais conhecida. Esta vitamina auxilia na redução e no combate de inflamações da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Leia também: Como plantar urucum? Tenha colorau no seu quintal

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...