Anúncio

Como adubar a terra com esterco corretamente? Confira aqui dicas importantes

Saiba como fazer

Anúncio


Continua depois da publicidade

Fortaleza, 15 de março de 2022 – Como adubar a terra com esterco corretamente? Se você tem plantas em casa ou no sítio, certamente já se fez essa pergunta, não é mesmo? Pois bem, o Blog Horta, Jardim & Cia do site Folha GO preparou esse artigo que vai te explicar tudo sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Confira, portanto, quais são as etapas necessárias e super importantes para utilizar o material do jeito certo. Afinal de contas, o esterco pode causar prejuízos para as plantas caso não seja utilizado adequadamente.

Saiba como adubar a terra com esterco corretamente

A adubação é um cuidado obrigatório em se tratando de plantas, pois é um mecanismo super importante pelo qual as plantas se nutrem, crescem fortemente e se mantém saudáveis.

Continua depois da publicidade

Isso porque elas são um organismo que precisam de alimentação, assim como os animais e os seres humanos.

Dessa forma, o esterco é um material super nutritivo e que garante às plantas alguns dos nutrientes indispensáveis para a manutenção da vida.

No entanto, o material precisa passar por algumas etapas para que fique pronto para ser usado como adubo e fertilize as plantas da forma ideal.

Saiba, portanto, como adubar a terra com esterco corretamente para aproveitar todos os benefícios!

Leia também: Aprenda uma misturinha caseira para a Violeta explodir em flores

Secagem do esterco

Como adubar a terra com esterco corretamente? Confira aqui dicas importantes
Como adubar a terra com esterco corretamente? Confira aqui dicas importantes – Imagem: Canva Pro

O esterco é um material que é composto por fezes de animais (vaca, cavalo, galinha ou coelho). Assim, o material deve passar por um processo de secagem para que se transforme em um poderoso adubo para as plantas.

Dessa maneira, é super importante que o esterco seja curtido; isto é, deve ficar exposto ao sol para que o nitrogênio em excesso evapore, bem como os agentes patógenos (que podem causar doenças nas plantas) sejam dispersados.

Tempo ideal de curtição

O tempo ideal de curtição do esterco pode ser até semanas, até que não tenha mais cheiro e as moscas tenham sumido.

Outro ponto a ser observado é que a secagem deve ser feita até não se perceber mais larvas no esterco, pois a exposição ao sol e à chuva é justamente para que os insetos completem o seu ciclo e outros micro-organismos já tenham voltado ao solo.

Há várias formas de curtir o esterco, mas em todas elas é preciso intercalar uma camada do material com uma camada de resíduos orgânicos.

Como usar o esterco

Embora a exposição ao sol por semanas dilua o esterco, ele ainda continua sendo forte. Sendo assim, deve-se utilizar uma quantidade baixa e sempre composta com outros componentes, como terra.

Além disso, utilize o tipo de esterco mais apropriado para o tipo da planta. O esterco feito das fezes do coelho, por exemplo, é mais forte que o esterco de vaca.

Vale atentar-se para esse ponto, pois se você utilizar um esterco muito forte numa planta que carece de um tipo de adubo mais fraco, a planta pode ser prejudicada.

É interessante usar esterco fresco?

O esterco fresco é muito concentrado. Portanto, se for colocado diretamente na planta pode danificá-la e até mesmo queimá-la.

É necessário, então, que se utilize o esterco curtido para adubar as plantas, pois a concentração de nitrogênio é menor e os riscos de danos à planta são quase inexistentes.

Leia ainda: Você sabe qual a diferença entre substrato e adubo? Confira agora mesmo

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Sabe aquele plantinha que está caída, com aspecto amarelado e folhas roídas? Ela pode estar sendo atacada. Mas não se preocupe que você acaba de encontrar um guia sobre as principais pragas nas plantas e como combatê-las!

Carregando comentários aguarde...
...