Anúncio

Como corrigir o solo ressecado para fazer um belo canteiro de flores? Veja agora!

Dê nova vida ao seu jardim. de modo fácil e rápido

Anúncio


Continua depois da publicidade

Para se ter um belo canteiro de flores é necessário um solo apto, fértil e cheio de nutrientes. Seu solo pode não estar nas condições ideais para receber novas flores, mas ainda é possível corrigir o mesmo. Hoje, 20 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como corrigir o solo ressecado para fazer um belo canteiro de flores.

Continua depois da publicidade

Saiba como corrigir o solo ressecado para fazer um belo canteiro de flores

Corrigir um solo é uma tarefa relativamente simples e fácil se você seguir os passos corretos, mas antes de entrarmos nessa dica devemos entender o que leva ao ressecamento do solo, e o motivo não poderia ser outro se não a falta de nutrientes, causada principalmente pela monocultura.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Como cuidar de Palmeira Raphis: saiba o que fazer desde o plantio

Monocultura, a repetição de plantação

Saiba como corrigir o solo ressecado para fazer um belo canteiro de flores – Reprodução Canva Pró

Vindo diretamente do grego, monocultura significa na tradução livre “mesmo plantio”. Quando as plantas são cultivadas elas absorvem os nutrientes do solo, e ao plantar repetidamente uma mesma espécie de plantas aquele nutriente específico se esgota, trazendo o ressecamento para o solo.

Então para evitar isso, a primeira dica é fazer um plantio de plantas e flores diferentes, que utilizem outros nutrientes evitando assim a escassez e por consequência, o ressecamento.

Uma boa opção, é o biocarvão

Agora vamos tirar o mal pela raiz, se você quer revitalizar seu solo o biocarvão se mostra uma opção ideal. Por ser orgânico, ele corrige a correção do solo, diminuindo a acidez, deixando a área perfeita para o seu canteiro de flores.

Plantação de leguminosa

Se o seu solo está muito ressecado e precisa ser corrigido o quanto antes, talvez seja melhor esperar um pouco para plantar o seu canteiro de flores. Isso porque uma coisa que podemos fazer para melhorar o solo é plantar leguminosas, um grupo de plantas que traz nitrogênio ao solo o deixando menos ressecado. Exemplos de plantas desse grupo são os feijões, ervilhas dentre outros.

Um solo muito ressecado pode não ser um problema

Isso parece um absurdo, como um solo ressecado pode ser bom? Apesar da maioria das plantas precisarem de nutrientes e um solo agradável, entretanto, ainda existem aquelas que conseguem se desenvolver mesmo no pior dos terrenos.

Melhor ainda, essas plantas acabam melhorando o seu solo por meio de uma atividade biológica, ademais, permitindo que depois de um tempo você possa finalmente fazer seu belo canteiro de flores.

Mantenha os cuidados ideais

A melhor dica de todas para recuperar solo ressecado é saber como evitar um solo ressecado. Por isso, sempre esteja atento aos sinais que as plantas e o solo lhe dão, para evitar correr esse risco.

Leia a seguir: Como cuidar de Palmeira Raphis: saiba o que fazer desde o plantio

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...