Anúncio

Como cultivar violetas dentro de casa: tenha lindíssimas flores com esse tutorial simples

Dê um upgrade em sua decoração aprendendo agora como cultivar violetas que deixarão seu ambiente ainda mais bonito

Anúncio


Continua depois da publicidade

Sobretudo por serem sensíveis, ter violetas dentro de casa, muitas vezes pode ser complicado. Para garantir um ambiente lindo sendo decorado por lindas violetas, nós passaremos algumas dicas para você dominar o cultivo dessa encantadora planta. Então, hoje, 19 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go te mostra como cultivar violetas dentro de casa e deixar sua casa repleto de beleza.

Continua depois da publicidade

Saiba como cultivar violetas dentro de casa

Antes de mais nada a violeta é uma planta originada da África Tropical e atinge de 15 a 30cm de altura. Portanto ela é uma planta de florescimento contínuo, suas flores estarão abertas durante o ano todo, entretanto se você souber cultivar ela bem.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Que tal fazer o seu próprio sabão caseiro? Faça um produto sustentável

Rega

Como cultivar violetas dentro de casa Reprodução Canva Pró
Como cultivar violetas dentro de casa Reprodução Canva Pró

Então fazer um cultivo dentro de casa, nos proporciona um controle maior em relação ao cultivo. No caso das violetas, por serem plantas sensíveis a água, é fundamental não ser refém das chuvas, assim controlamos a quantidade de água ideal para nossa planta.

Se você notar bem na superfície das flores, notará alguns “pelinhos” na superfície, isso é um indicativo de uma planta sensível a água, por isso a rega deve ser feita direto no substrato.

Uma dica que fica é colocar o vaso dentro de um pote um pouco maior contendo areia e água. Pegue então o pote e adicione um pouco de areia, apenas para cobrir o fundo, em seguida, adicione um pouco de água deixando a areia bem úmida, então por fim coloque o vaso e deixe por 15 min. Caso tenha sobrado água, descarte para não ficar acumulada.

A frequência de rega irá depender da região onde você mora, normalmente a rega ideal é duas vezes na semana. Fique sempre atento no substrato, tente o manter sempre úmido, mas não encharcado.

Luminosidade

Não tem como negar, as flores da violeta são lindas, toda essa beleza é recompensada com sua sensibilidade. As flores são extremamente sensíveis não só a água, mas também a luminosidade.

O local ideal para deixar sua planta, é em um ambiente que receba luz parcial durante todo o dia. Alguns cultivadores, deixam suas violetas no banheiro, pois a umidade do ambiente junto com a baixa incidência solar, ajudam no desenvolvimento da planta.

Adubação

Diferente de muitas plantas que o processo de adubação é contínuo, nas violetas isso acontece parcialmente a partir das épocas do ano. Portanto, a adubação nas violetas deve ocorrer sempre no início de cada nova estação do ano.

No mercado é possível encontrar adubos específicos para violetas que são boas opções para reposição de nutrientes. Caso não encontre, procure por nutriente NPK na concentração de 04-14-08.

Para fazer um adubo caseiro, aposte em uma mistura contendo casca de ovo, humus e banana. Os nutrientes presentes nesses compostos ficarão disponíveis para sua planta absorver e desenvolver da melhor maneira possível.

Poda

Ao notar que as folhas de sua violeta estão grandes ou secas, uma poda pode ser uma boa pedida para ajudar sua planta a distribuir melhor sua energia e focar na produção de folhas e flores novas.

Com auxílio de uma tesoura afiada, selecione as maiores folhas e faça um corte de 45° na posição transversal. Para as folhas secas não é necessário tesoura, com cuidado, retire-as com os dedos.

Leia também: Faça chá da planta certa: saiba diferenciar capim-limão de cidreira

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...