Anúncio

Como escolher plantas na hora da compra? Saiba como evitar plantas doentes

Veja algumas características que devem ser observadas no momento da compra, para evitar levar uma planta doente para a sua casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 07 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Está pensando comprar plantas no supermercado e floricultura, e está com dúvidas? Para te ajudar, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar dicas de como escolher plantas para comprar, para que você evite levar plantas doentes ou com pouco tempo de vida para a sua casa. Além disso, abaixo iremos mostrar algumas dicas de cultivo para manter a sua nova planta saudável, fazendo com que ela viva por mais tempo.

Continua depois da publicidade

Saiba como escolher plantas para comprar

Uma das dúvidas mais comuns ao comprar uma planta, é saber quanto tempo ela irá sobreviver após a compra, e se irá suportar o transplante para um novo vaso. Nesse caso, saiba que tudo depende das condições que são oferecidas para a planta, desde o momento que ela foi germinada e plantada no vaso, até o momento da sua compra.

Continua depois da publicidade

Apesar não ser possível acompanhar esse procedimento desde o começo, você deve analisar algumas características no momento da escolha, que irão dizer muito sobre o estado da planta. Porém, mesmo comprando uma planta que demonstre todas as características de qualidade, isso não assegura que ela poderá morrer em pouco tempo após a compra. No entanto, as chances serão muito menores, lembrando que isso também depende dos cuidados que você irá fornecer após a compra.

Veja abaixo, quais as características que você deve observar ao escolher plantas para comprar.

Escolher plantas para comprar
Como escolher plantas na hora da compra? Saiba como evitar plantas doentes. Foto: Canva Pro

Leia também: O que é bom para eliminar cupim? Veja opções em que apenas 1 ingrediente é o suficiente

Escolha um local adequado para comprar mudas de plantas

Antes de tudo, é necessário escolher um bom local que comprar as suas. Além disso, é essencial que seja fornecida a nota fiscal, para que seja possível comprovar a compra que foi feita. Aqueles que fornecem nota fiscal, são de uma confiança maior do que os outros.

Além disso, também é importante observar a fama do local, veja na internet a avaliação que o estabelecimento possui. Nesse caso, se existe alguma reclamação ou processo contra o local onde irá fazer a compra das plantas, isso diz muito sobre a segurança.

O que observar sobre o estado da planta?

Primeiro, deve-se observar com cuidado as folhas, se a planta tiver muitas manchas que não correspondem com a espécie ou que ao sentir o cheiro da planta perceber um odor que seja podre e ela estar úmida. Ao perceber essas características, evite comprá-la.

Contudo, existem outros pontos que devem ser observados, um deles são manchas que sejam vermelhas ou pretas. Além disso, se estiver com um pouco de pó sobre a planta, isso significa que estão sofrendo com um ataque de fungos. Ao perceber folhas cortadas, evite comprá-las.

Compra de várias mudas: observe uma a uma

Se for o caso de comprar muitas mudas de uma só vez e que sejam da mesma espécie, uma dica é comprar aquelas que vierem juntas em um único caixote. Isso significa, que naquele momento, o contato ocorreu somente entre elas que foram escolhidas de acordo com os critérios apresentados acima.

No momento de compra, lembre-se de observar se o caixote das plantas não possui manchas ou a presença de insetos.

O que observar ao comprar uma muda em vaso?

No caso de comprar uma muda em vaso, prefira aquelas que estão sozinhas no vaso. Isso porque, se comprar um vaso que tenha mais de uma muda, é provável de que às duas estejam muito fracas por dividirem os nutrientes entre si.

Escolher plantas para comprar
Como escolher plantas na hora da compra? Saiba como evitar plantas doentes. Foto: Canva Pro

Veja mais dicas

Veja algumas dicas de cuidados com essas plantas, nesta matéria do Estadão, publicada em 1 de fevereiro de 2022, por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Como eliminar as cochonilhas das plantas? Aprenda a fazer um incrível inseticida caseiro

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...