Anúncio

Como fazer germinar sementes de quiabo? Realize a quebra da dormência e tenha ótimos resultados

Uma germinação uniforme e produtiva, utilizando apenas algumas dicas de cuidados na semeadura

Anúncio


Continua depois da publicidade

A semente de quiabo é fundamental para a propagação direta deste cultivar, mas oque poucos sabem é que o tratamento dela antes da semeadura, resulta em uma germinação precoce e uniforme. Hoje, 26 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te ensina como fazer germinar sementes de quiabo.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer germinar sementes de quiabo

O quiabo tem origem africana e é comum na culinária brasileira devido a sua praticidade e acessibilidade. Ademais além de ser nutritivo ele possui baixo valor no mercado e é de fácil plantio e cultivo. A seguir veja algumas dicas de semeadura para cultivar e ter quiabo em casa.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Batata Yacon: saiba como cultivar esse super alimento e confira os benefícios para a saúde

Quais as propriedades e utilizações do quiabo?

Como fazer germinar sementes de quiabo - Reprodução Canva Pró
Como fazer germinar sementes de quiabo – Reprodução Canva Pró

O quiabo é popularmente conhecido pelo seu uso em diversos pratos tradicionais brasileiro. Esta hortaliça é rica em vitaminas (A, C, B1 e B2) e minerais. Entretanto, as demais partes como caule, sementes e folhas são usadas na fabricação de óleos, fibras em tecidos e serem fornecidas aos bovinos para nutrição.

Preparo para plantio de quiabo

O local ou área onde irá realizar o plantio deve possuir temperaturas mais amenas ou acima de 20ºC, onde o quiabo tem um melhor desenvolvimento. O solo para semeadura deve ser profundo, possuir boa drenagem e ter altos valores de matéria orgânica e ser nutrientes para a planta.

Como fazer a semeadura do quiabo

O quiabo tem sua propagação através de sementes ou por mudas prontas. Na semeadura, aconselha-se que a semente seja plantada em uma profundidade entre 8 a 10 centímetros. Ademais cada cova deve ter espaçamento de 30 a 40 centímetros, contendo 3 sementes dentro.

Entretanto, é importante lembrar que para uma melhor e mais rápida germinação, antes da semeadura é necessário a quebra da dormência das sementes. Então neste procedimento, você irá deixar as sementes mergulhadas na água por 24 horas antes do plantio.

Solo ideal e melhor tipo de rega para o quiabo

Solos com pH ácidos ou com teores abaixo de 5,5 é necessário a realização da correção através da calagem com calcário dolomítico. Ademais recomenda-se também a realização da adubação do solo, para aumentar a disponibilidade de nutrientes deste as plantas.

O quiabeiro é uma planta resistente e tolerante a escassez de água, porém é importante realizar a rega ao longo de todo o ciclo do quiabo. Entretanto apesar desta resistência, a falta total de água pode desencadear quedas e perdas na produtividade da planta.

Dicas para a colheita perfeita

Faça a colheita quando o quiabo atingir entre 10 a 14 centímetros de comprimento, ou por volta de 60 a 75 dias pós semeadura. Entretanto em ambientes com temperaturas mais baixas poderá ocorrer um aumento dos dias de colheita pós semeadura, de 85 a 100 dias.

Os quiabos no momento da colheita devem estar macios e sua ponta fácil de ser quebrada. Caso a colheita seja tardia, o fruto se torna fibroso, duro e amarelado. É importante se ter o cuidado e conhecimento sobre a colheita, pois esta pode durar de 3 a 8 meses.

Leia a seguir: Como fazer a Zamioculca encher de brotos? Descubra agora mesmo

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas.

Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável.

E hoje, aqui no News Cotidiano, vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!

Carregando comentários aguarde...
...
...