Anúncio

Como fazer um adubo incrível com reaproveitamento: diminua seu lixo de forma útil e benéfica para as plantas

Veja oque reutilizar antes de jogar fora e tenha um solo rico em nutrientes

Anúncio


Continua depois da publicidade

A confecção de adubo com reaproveitamento é muito recomendada atualmente, isto porque além de auxiliar no desenvolvimento das plantas e no fornecimento de nutrientes para o solo, esta reciclagem reduz a quantidade de lixo a ser descartada na natureza. Desse modo, hoje, 19 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, fala sobre como fazer um adubo incrível com reaproveitamento.

Continua depois da publicidade

Como fazer um adubo incrível com reaproveitamento

Então o adubo caseiro é ótimo e tem muitos benéficos ao solo e as plantas, isto porque não possui substâncias químicas em sua composição que podem então vir a degradar o solo e o ambiente. Além de ser economicamente viável no bolso.

Continua depois da publicidade

Entretanto, existe vários compostos devem ser utilizados para a confecção de adubos caseiros, podendo ser casca de alguns alimentos, restos de comidas e casa de ovos. Então confira a seguir algumas  valiosas dicas de adubos orgânicos feito através de reutilização de outros produtos.

Leia a seguir: Veja como cultivar onze-horas para ter um estouro em cores; confira a forma ideal

Casca de banana

Saiba como fazer um adubo incrível com reaproveitamento - Reprodução Canva Pró
Saiba como fazer um adubo incrível com reaproveitamento – Reprodução Canva Pró

Dada como um dos principais ingredientes para o adubo caseiro, a casca de banana portanto tem altos valores de potássio, o que resulta na adubação do solo. Existem duas formas de agregar ela ao solo, cortada em pequenos cubos ou triturar a casca no liquidificador antes de jogar ao solo.

Casca de ovo

Sendo muito rica em cálcio e fósforo a casca do ovo, então logo antes de ser jogar no solo é preciso processar ela. O ideal é triturar a casca de ovo no liquidificador até se obter uma farinha bem fina mesmo. O quanto mais fina melhor para interagir com o solo.

Entretanto, também podemos fazer a aplicação da farinha com vários outros nutrientes, fazendo uma mistura  de adubos naturais. Isso fará sua plantinha crescer muito mais saudável e resistente às pragas e ao clima.

Adubo com leite

Outra dica possível para um adubo caseiro é através da utilização do leite com água. Então em um recipiente, misture 100mL de leite com 1L de água e borrife sobre a planta ou no solo. Quando borrifado nas plantas atua como fungicida, já no solo, então atuando como adubo rico em cálcio.

Casca de batata ou cenoura

Utilize também outros tipos de cascas além da de ovo, como a de batata ou de cenoura. Estas por sua vez possuem alto teor nutritivo quando incorporadas ao solo. O ideal entretanto é triturar elas no liquidificador e lançar ao solo, auxiliando no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Canela

A canela possui grande influência no desenvolvimento das plantas quando utilizada como adubo. Então em um recipiente misture 15gr de canela com 1L de água, aguarde 12 horas e em seguida borrife no solo ou na planta.

Outro fator importante também da canela é o seu uso durante o cultivo das plantas, portanto estas servem como cicatrizantes, fungicidas e no controle de pragas. A canela além de ser natural é  também e muito fácil de ser encontrada nos mercados e é um produto multiuso.

Leia a seguir: Para enriquecer o pomar; veja como plantar kiwi da germinação até a colheita

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

 

Carregando comentários aguarde...
...