Anúncio

Confira 5 dicas fáceis de como cultivar orquídeas; uma planta linda e de clima tropical

Conheça agora dicas ótimas para cultivar as orquídeas

Anúncio


Continua depois da publicidade

As orquídeas são espécies prediletas na maioria das residências no Brasil. Ela é grande parceira para a decoração. Bem elegante e muito graciosa, capaz de se moldar em vários ambientes. E com as precauções certas, é capaz manter a saúde da planta por uma longa data. Desse modo, conheça as dicas fáceis de como cultivar orquídeas hoje, 13 de fevereiro de 2022, aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Dicas fáceis de como cultivar orquídeas; uma planta linda e de clima tropical

Quem conhece as orquídeas sabe que elas esbanjam charme e elegância em todos os lugares. Cultivar uma planta tão linda como essa requer cuidados fundamentais. Os quais mostrarão que não é tão complicado quanto parece. Se você seguir corretamente cada recomendação. Por isso, hoje, apresentaremos algumas dicas fáceis e práticas de como cultivar orquídeas, veja a seguir:

Continua depois da publicidade

1 – Opte por vasos de barro

Os vasos de barros são porosos, ou seja, apresentam poros (furos) que permitem o escoamento da água. Esse processo de drenagem do vaso evita o acúmulo de água. Que pode resultar no apodrecimento das raízes. Por isso não opte por vasos de plástico.

Conheça agora: Repolho Roxo É Mais Saudável Que O Branco? Tire Essa Dúvida Agora Mesmo

2 – Não deixe as raízes em excesso no vaso

Dicas de como cultivar orquídeas - Reprodução Freepik
Dicas de como cultivar orquídeas – Reprodução Freepik

Na hora de plantar a sua orquídea, deixe sempre dois dedos apenas dentro do vaso. Pois se houver esse excesso, as raízes não conseguirão crescer de maneira saudável. Esse espaço permite um crescimento fortalecido e protegido.

3 – Meio ideal para uma orquídea

Já vimos que as orquídeas gostam de crescer com suas raízes livre, e por isso é necessário vasos espaçosos. Além disso, elas precisam de ambientes arejados, que facilitam a circulação de ar e bambu para sua sustentação. A respeito de seu substrato, usa-se casca de coco, madeira e, às vezes, carvão. Para um meio ideal de uma orquídea, é indispensável ter muita luminosidade. Sem uma exposição direta aos raios solares. Pois esse fator é fundamental para a saúde, crescimento e floração da planta.

4 – Como regar uma orquídea

As orquídeas são plantas de clima tropical, logo são plantas de locais úmidos. Mesmo assim, não é recomendado exagerar na quantidade de água, evitando regá-las excessivamente para que não apodreçam. Por isso, durante os períodos mais quentes ou secos, regue suas flores de 3 a 4 vezes por semana. Enquanto em estações mais úmidas e amenas, faça isso apenas 1 ou 2 vezes por semana. Além disso, lembre-se de regá-las durante o período da manhã. A fim de que a água possa evaporar o resto do dia. Essa é uma dica muito importante para se guardar.

5 – Fertilização

Não há necessidade de uso do fertilizante se você planta a sua orquídea em casa. A não ser, que o substrato esteja pobre em nutrientes. Então é preciso, quinzenalmente, usar uma solução fraca à base de nitrogênio, fósforo e potássio.

Informações relevantes

Por fim, essas foram as dicas sobre como cultivar orquídeas em casa. Uma planta que, apesar de sua beleza e elegância, não exige tanta dificuldade em manter. Basta seguir cada passo minuciosamente. E ainda dá para presentear alguém que você goste com essa graciosidade e enviar essa matéria prática de como cultivar!

Leia também: Pimenta Calabresa: Saiba Como Cultivar E Qual A Hora Certa De Colher

Independentemente se você mora em casa ou apartamento, as pragas são sempre uma questão chata e muitas vezes difícil de resolver. Mas, hoje, no News Cotidiano, vamos te ensinar a fazer os melhores inseticidas caseiros, naturais e baratos.

Assim, você vai se sentir um profissional, mas sem precisar de grandes equipamentos e ingredientes excepcionais no preparo.

Carregando comentários aguarde...
...