Anúncio

Conheça o melhor jeito de plantar alface em casa e fique por dentro das melhores dicas de cultivo

A alface é uma das verduras mais cultivadas no mundo e vem em muitas texturas, variedades e cores

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 28 de abril de 2022, por Michele Azevedo ─ Quer saber qual é o melhor jeito de plantar alface? Pois bem, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO traz este artigo com várias dicas de como fazer o cultivo desta hortaliça que é muito presente nas refeições dos brasileiros. Portanto, não há nada melhor do que plantá-la em casa.

Continua depois da publicidade

Descubra qual é o melhor jeito de plantar alface

A alface é uma das verduras mais cultivadas no mundo e vem em muitas texturas, variedades e cores.

Cultivar esta hortaliça é algo fácil, mas que precisa de cuidados e manejo cultural para que se possa ter uma produção de alta qualidade. Com isso em mente, você aprenderá a cultivar hortaliça para uma refeição deliciosa e saudável em casa.

Continua depois da publicidade

Plante em vasos

O melhor jeito de plantar alface é utilizando vasos. Esta técnica é perfeita para quem possui pouco espaço em casa. Você vai precisar de:

  • Fertilizante;
  • Semente da hortaliça;
  • Água;
  • Vaso;
  • Terra.

Veja também: Não cometa esses 5 erros ao cultivar bambu da sorte; confira e saiba o que evitar

Como plantar

Descubra qual é o melhor jeito de plantar alface
Descubra qual é o melhor jeito de plantar alface | Fonte: Pexels

Escolha a variedade que você quer cultivar. Em seguida, o melhor jeito de plantar alface é escolhendo um vaso de plástico com furos para que o excesso da água posso escapar com facilidade.

Depois, coloque a terra deixando 2.5 cm de espaço entre a superfície do solo e a borda. Após isso, ponha as sementes em cima evitando colocar várias no mesmo local, espalha bem.

Cubra as sementes com mais terra, regando todos os dias por 2 semanas para que a germinação seja mais fácil, mas depois deste período regue em dias variados para que tenha mais umidade.

Uma dica é deixar o vaso em um ambiente que bata mais sol e tenha mais vento. Uma vez a cada sete dias, utilize o fertilizante para que a sua produção aumente.

Por fim, basta colher e colocar nas suas refeições esta hortaliça fresca e plantada por você mesmo.

Em garrafa pet

Outro método que muitos consideram como o melhor jeito de fazer o plantio é utilizando garrafa descartável. Para isso, é preciso fazer um corte na metade do recipiente. Em seguida, faça 3 furos no fundo.

Depois, coloque cacos de telha e utilize um pano para forrar. Coloque a terra por cima e acrescente camada de substrato, misturando bastante.

Por fim, jogue as sementes da hortaliça e enterre de forma suave. Coloque mais uma camada de substrato. Regue no período da manhã e no fim de tarde.

Espere por 2 semanas para ver como a verdura se desenvolveu. Depois de cinquenta dias é possível colher e saborear o seu cultivo.

Clima

O ideal é cultivar no clima correto, que seria quando a temperatura está entre 10º C e 24ºC. No entanto, é possível cultivá-la em temperaturas amenas ou até mais quentes. Mas é preciso ter cuidado com o calor para que as plantas não floresçam prematuramente.

Veja também: Saiba como fazer uma horta vertical de madeira de um jeito simples e fácil

Especial do VINAGRE: mais de 20 UTILIDADES que vão além da cozinha!

Carregando comentários aguarde...
...