Anúncio

Cuidados necessários que uma orquídea precisa: saiba quais são para ter uma planta bem desenvolvida

Veja como cuidar das orquídeas da forma correta

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 15 de setembro de 2022, por Sônia Lopes — Você sabe como se deve cuidar de uma orquídea? Descubra agora aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO! Assim, pode começar ou aprimorar o seu cultivo de forma eficiente e consequentemente, ter um lindo jardim com essas flores.

Continua depois da publicidade

Como se deve cuidar de uma orquídea? Descubra!

Manter um jardim sempre lindo e saudável não é fácil, principalmente quando se trata das orquídeas. Afinal, elas são bem sensíveis. Mas calma, hoje você conhecerá algumas dicas que vão te ajudar a cumprir essa missão com maestria.

Continua depois da publicidade

Dê preferência aos jarros de barro

Como se deve cuidar de uma orquídea?
Como se deve cuidar de uma orquídea? – Imagem: Canva

Os jarros de barros absorvem melhor a água, evitando o encharcamento. Então, como as orquídeas não gostam de solos muito molhados, esse tipo de vaso é melhor para essa planta.

Regue com moderação

Como foi dito, as orquídeas não gostam de excesso de umidade. Contudo, por ser um ser vivo, ela precisa de água para sobreviver. Desse modo, regue sempre com moderação. Ou seja, duas a três vezes na semana no verão e no inverno apenas uma.

As regas não precisam ser diretas

Nos dias quentes, em uma das regas semanais, ao invés de jogar a água direto na planta, você pode jogar no chão. Dessa maneira, quando ela começar a evaporar, a planta absorverá a umidade necessária. Essa técnica é incomum, mas muito eficaz.

Deixe-as suas orquídeas longe da luz solar direta

Na natureza, as orquídeas vivem em locais com sombra. Portanto, na hora de escolher o local ideal, dê preferência a locais que façam sombras. Isso porque, caso contrário, a luz solar vai queimá-la e posteriormente causar o seu falecimento.

Por ser uma planta que não precisa de muita luz solar, ela é ótima para manter nos ambientes internos da casa. Logo, se você mora em apartamento e deseja cultivar uma flor, essa pode ser a ideal.

Não exagere no adubo

As orquídeas não precisam de muitos nutrientes para sobreviver. Inclusive, o excesso pode causar a sua morte. Além disso, não são todos os tipos de adubo que elas aceitam.

Quando for comprar o adubo, explique ao vendedor a espécie de planta que você lida. Assim, ele conseguirá te indicar o mais indicado. Além disso, poderá te passar informações sobre quantidade e constância.

Dicas para adubar da forma correta sua orquídea

Uma boa tática de adubação é pulverizar a orquídea com água quinze minutos antes de aplicá-lo. Assim, ela vai conseguir absorver melhor o conteúdo e ele não vai ficar tão intenso.

Mantenha os vasos distantes

Por fim, as orquídeas devem ter pelo menos 20 cm de distância uma dá outras. Dessa forma, caso uma plantação fique doente, ela não vai contaminar a outra. Além disso, assim evita enganchamentos dos galhos.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

Carregando comentários aguarde...
...