Como cultivar pepino no seu canteiro, horta ou em vasos? Confira o passo a passo
Aprenda as etapas para poder ter sempre este legume em sua casa
Quer aprender como cultivar pepino? Então, se não sabe exatamente como cuidar dessa planta em sua horta, precisa o quanto antes aprender as nossas dicas essenciais. Afinal, para ter esse legume em sua mesa numa salada fresquinha, é preciso cuidar bem do vegetal. Então hoje, 02 de março de 2022, o Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go te ensina como.
Saiba mais sobre o pepino
Em síntese, o pepino é um legume presente nas saladas mais saborosas. Por isso, hoje você vai aprender como cultivar pepino facilmente em sua casa. Mas, um aviso: essa planta é uma trepadeira que pode atingir até 3 metros de comprimento.
Portanto, é importante ver se tem esse espaço disponível só para essa planta espaçosa. Logo, se a resposta for afirmativa, conheça o passo a passo de como cultivar pepino.
Leia a seguir: Como plantar pitaya no chão: aprenda o passo a passo simples e eficaz
Passo a passo de como cultivar pepino

Do preparo do solo ao clima ideal, aprenda como cultivar pepino com o passo a passo a seguir. Aliás, são dicas valiosas e que podem te ajudar muito na hora de cultivar essa planta. Confira.
Solo ideal
Em primeiro lugar, o pepino precisa de um solo rico em matéria orgânica para ter um desenvolvimento saudável rapidamente. Para isso, a recomendação é que use substrato vegetal enriquecido com húmus de minhoca ou esterco bovino.
Mas, cuidado ao cultivo de pepino em vasos, pois eles precisam ser grandes o suficiente para essas plantas. Dessa maneira, escolha vasos, cujo diâmetro e profundidade sejam maiores que 30 centímetros.
Clima para cultivar pepino
O clima quente é o mais ideal para cultivar pepino. Visto que ele tem um bom desenvolvimento em temperaturas entre 18°C e 30°C. No entanto, em regiões onde há ocorrência de geadas, cultive com o auxílio de uma estufa.
Então, sempre escolha um canteiro ou uma posição para seu vaso que receba luz solar direta. Mas também opte por um local que não receba muito vento. Pois, em noites mais frias, o pepineiro pode ser danificado.
Plantio
As sementes não germinam abaixo de 20°C. Portanto, no Brasil, é importante fazer o plantio nos meses mais quentes, diretamente na horta. Pois, elas não suportam o transplante.
Além disso, é importante considerar um espaçamento entre 1 e 2 cm de profundidade. Pois, dessa forma, a germinação pode levar de 5 até 15 dias para acontecer.
Aliás, a irrigação deve ser feita de maneira que mantenha o solo sempre úmido, mas sem encharcar. Deste modo, se cultivar em vasos faça uma camada de drenagem no fundo. Enquanto que em canteiros, faça sulcos para que seja possível o escoamento da água.
Espaçamento para cultivar pepino
No cultivo tutorado, o ideal é manter um espaçamento que pode ser de 60 cm até 1 metro de distância entre as linhas de plantio. Enquanto que entre as plantas cultivadas, o espaçamento é de 50 cm entre as plantas cultivadas.
Para o cultivo rasteiro, o espaço é ainda maior, pois elas precisam de 2 metros entre as linhas de plantio e 75 cm entre as plantas. Afinal, o pepineiro espalha-se pelo solo e, por isso, precisa desse espaço para se desenvolver.
Por fim, confira este outro artigo: Cultivar morango em vaso: veja como produzir frutos em pouco espaço
Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar


