Anúncio

Frutinha venenosas: conheça 7 plantas que são um perigo

Veja quais são para evitar em seu jardim

Anúncio


Continua depois da publicidade

Muitas pessoas têm plantas frutíferas no jardim e não imaginam o quão perigosas podem ser. Por isso, hoje, 07 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia te mostra algumas plantas com frutinhas venenosas para que você evite em seu jardim ou mantenha distante de crianças e pets.

Continua depois da publicidade

Saiba algumas plantas com frutinhas venenosas

Diversas plantas muito bonitas frutificam, mas essas frutinhas podem ser um grande risco para a saúde. Então, confira abaixo algumas que separamos para te alertar:

Leia mais: Elimine pulgões facilmente: faça essas misturinhas caseiras e se livre deles

1. Erva de São Cristóvão

Frutinha venenosas: plantas que são um perigo. Foto: Canva Pro.

Essa é uma frutinha com sabor doce, porém pode entorpecer, e embora seja usada para fins medicinais, caso se ingira em grande quantidade pode ser prejudicial à saúde e levar à morte.

Continua depois da publicidade

2. Madressilva

A madressilva é uma planta com diversas cores e com muito perfume, mas é bastante tóxica. Todavia, a espécie mais perigosa da Madressilva não existe no brasil, porém as que temos aqui são nocivas e não devem deixar atenção de lado.

3. Olho de boneca

Frutinha venenosas: plantas que são um perigo. Foto: Canva Pro.

É uma frutinha com nome lindo e docinha, porém altamente perigosa para crianças. É uma planta venenosa, com frutos atrativos que podem chamar a atenção e curiosidade.

A frutinha olho de boneca pode causar morte rápida ou deixar a pessoa sedada, então caso você perceba que uma criança pegou dessa frutinha, leve-a ao médico de imediato para que evite problemas maiores.

4. Trombeta de Anjo

É uma planta que sua flor nasce para baixo e tem formato de trombeta. É nativa da América do Sul e é usada para fazer um chá que é perigoso para a saúde. Embora tenham flores muito bonitas, suas pétalas têm substâncias alucinógenas que podem causar overdose, paralisar os músculos e taquicardia.

Não são todas as partes da planta que são tóxicas, porém o problema pode acontecer caso haja manuseio por muito tempo.

5. Azevinho

Frutinha venenosas: plantas que são um perigo. Foto: Canva Pro.

É uma planta comum em decoração, principalmente na época de natal. Embora seja muito usada para uso terapêutico e para tratamento de cólicas e problemas estomacais por ter um efeito analgésico forte, o azevinho também possui contraindicações que devem ser muito observadas.

A frutinha pode causar diarreia, vômitos e levar a morte caso se consuma apenas 20 frutinhas. Dessa forma, é interessante que evite o consumo ou uso em decoração, pois alguma criança pode acabar ingerindo inocentemente.

6. A “maçã da morte”

Essa é uma planta que tem fama de ser uma das mais perigosas do mundo. A mancenilheira tem crescimento desde a América do Sul até a Flórida, porém sua seiva leitosa tem a substância forbol, na qual é muito irritante para o corpo.

Um simples toque no líquido pode provocar queimadura na região. Todavia, o maior perigo são suas frutinhas, nas quais geram alguns sintomas, por exemplo vômitos fortes e rápida desidratação.

7. Mamona

Frutinha venenosas: plantas que são um perigo. Foto: Canva Pro.

Muitas pessoas não sabem, mas a mamona é uma das plantas mais venenosas do mundo. Porém, mesmo que seja uma planta típica e muito cultivada no Brasil, ela é um risco grande para crianças, pois suas frutinhas são venenosas e podem causar vômitos, diarréias, dores abdominais e até mesmo a morte.

Veja também: Conheça 5 árvores que não quebram calçadas e embelezam sua casa

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...