Jardim comestível: veja três flores que podem ir para a mesa
Além de embelezar a mesa ainda alimenta!
Afonso Cláudio, 25 de maio de 2022, por Sônia Lopes — Já pensou em criar um jardim comestível? Saiba aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO, que ele é muito útil. Além de ser uma prática saudável. Veja três flores que podem ir para a mesa, deixando as refeições mais saborosas.
Saiba como criar um jardim comestível: veja três flores que podem ir para a mesa
Jardins deixam a casa mais bonita e aumentam o contato com a natureza. Especialmente quando a maioria das pessoas vive em cidades. Por isso, investir em plantas que também podem ser consumidas se tornou uma febre.
Leia também: misturinha caseira para eliminar tiririca da grama: aprenda a fazer de maneira simples.
Qual a flor ideal para sobremesas?

Amor-perfeito é uma flor delicada e especialmente linda. Ela costuma ter três cores em suas pétalas, com a mais conhecida sendo de roxo, lilás e branco. Além disso, é possível cultivá-la tanto em jardins quanto em vasos.
Ela não tolera calor, se desenvolvendo melhor em climas amenos. Logo, suas flores estão prontas para serem colhidas sempre na primavera. Sobretudo, o solo deve estar úmido e fresco a todo tempo para melhores resultados.
Na culinária, é utilizada como decoração de saladas e sobremesas. Ela tem um sabor adocicado e pode ser consumida normalmente. Ademais, devido ao seu perfume, é um ótimo aromatizador para condimentos como o vinagre.
Ao preparar molhos especiais, que flores se recomenda?

O melhor ingrediente exótico para saladas é a borragem. Essa é uma planta medicinal muito usada em infusões. De modo geral, suas pétalas variam em tons de azul até púrpura. Além disso, ela prefere climas frios tendo estrutura muito resistente.
Sua ação no alívio de dores e cólicas é satisfatório. Ademais, seus cuidados são simples, exigindo apenas o uso de luvas por causa dos caules grossos. O solo deve ter uma boa drenagem e ser rico em nutrientes.
Ela usada de sopas e saladas, pois seu sabor é como o do pepino. Contudo, não se deve consumir em grandes quantidades. Afinal, sua composição apresenta elementos que se tornam tóxicos quando há exagero.
Como deixar o peixe especial usando flores?

Peixes e massas se dão melhor com ingredientes que conferem sabores mais azedos. Por isso, a conhecida flor-da-fortuna, calanchoe, muito usada com esses pratos. Sobretudo, seu diferencial é o leve gosto adocicado que fica no final.
Suas flores são pequenas, mas dão em grande volume. Essa espécie é originária da África, portanto é ideal para temperaturas altas. Além disso, é uma das poucas flores que podem ser expostas diretamente à luz solar.
Elas se adaptam bem aos vasos dentro de casa, servindo também de decoração. As variações de cores naturais vão desde o vermelho e laranja ao branco. Ademais, seu perfume é discreto e fraco. Sendo perfeitas para qualquer ambiente.
Sugestões de leitura
Quer saber como dar mais cor ao seu jardim? Confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.
Leia também: jacinto o símbolo da alegria: veja como cultivar essas flores delicadas e coloridas.
Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)


