Anúncio

Mamoeiro nunca deu frutos? Saiba quais são as possíveis causas

Confira de uma vez por todas o que pode estar impedindo seu mamoeiro de dar muitos frutos

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2022, por Karla Camacho – Se o mamoeiro nunca deu frutos, saiba que um dos erros mais comuns está ligado ao controle químico e o uso de maquinário que pode ter compactado o solo.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, o Brasil é o segundo maior produtor de mamão no mundo inteiro e conta com uma colheita de mais de 1,5 milhão de toneladas, como afirmam os dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Confira aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO maiores detalhes sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Se o mamoeiro não dá frutos, veja o que pode estar acontecendo

Só quem tem um mamoeiro que não dá frutos sabe como é triste ver uma planta que gera frutas tão saborosas completamente estéril em seu quintal, não é mesmo? Então, se isso está acontecendo em sua casa, veja o que pode estar acontecendo para que o mamão não esteja sendo produzido naturalmente.

Continua depois da publicidade
Mamoeiro nunca deu frutos - Reprodução Canva
Mamoeiro nunca deu frutos – Reprodução Canva

Condições incorretas para o cultivo

Existem dois grupos desses frutos que podem ser encontrados no país, mas é preciso ficar mais atento, já que o mamoeiro é uma planta tropical. Por isso, o fruto tende a se desenvolver melhor em locais que tenha um volume de chuva bem distribuído. Além disso, as temperaturas ideais para cultivar mamão são aquelas que variam entre 22 e 26°C.

Quanto às chuvas, o nível de precipitação deve se manter entre 1.800 e 2.000 mm por ano, além de que a temperatura nunca deve estar abaixo de 15°C. Portanto, quem mora no sul deve notar que o mamoeiro não dá frutos e o principal motivo para que isso aconteça é o frio constante nessa região.

Ausência de irrigação causa abortamento de frutos

Como ficou claro acima, a quantidade de chuvas é indispensável para um bom desenvolvimento do mamão. No entanto, isso pode ser corrigido pela irrigação, caso sua região tenha a temperatura ideal, embora não tenha a precipitação adequada. Afinal, uma das causas pela qual o mamoeiro não dá frutos é exatamente a falta de irrigação.

A falta de regas é um dos problemas que mais causam o abortamento dos frutos. Aliás, essa condição faz com que até mesmo as flores não se desenvolvam de forma saudável no mamoeiro. Por isso, sempre que notar um mamoeiro sem frutos em um local público, comece a regar essa planta por conta própria, pois isso pode ajudar bastante a frutífera.

Vai DECORAR a casa com PLANTAS? Não cometa estes 5 ERROS!

Carregando comentários aguarde...
...