Anúncio

Os besouros fazem mal ao jardim? Saiba quais são os tipos indicados e os que devem ser evitados

Descubra se os besouros podem prejudicar o seu jardim

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 25 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Os besouros fazem mal ao jardim? Entenda mais aqui no blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO esse mistério e assim veja se é compensador acabar com esses insetos de uma vez ou deixá-los livremente no seu jardim.

Continua depois da publicidade

Os besouros fazem mal ao jardim? Entenda

A resposta para essa pergunta é muito relativa. Isso porque, existem espécies de besouros que são muito prejudiciais para a saúde do jardim. Mas, em contrapartida, outras são benéficas. Então, para você entender melhor, conheça elas.

As joaninhas devem ser sempre bem-vindas

Os besouros fazem mal ao jardim?
Os besouros fazem mal ao jardim? – Foto: Canva

Muitas pessoas não sabem que a joaninha é uma espécie de besouro. Inclusive, na realidade, o nome correto dela é besouro vermelho. Esses insetos não só podem como devem ser mantidos no jardim.

Continua depois da publicidade

O que as joaninhas trazem de bom para o jardim?

As joaninhas ajudam a eliminar pragas como, pulgões, larvas e até cochonilhas. Então, apesar de pequenas e fofas, elas são muito poderosas e devem ser mantidas sempre no jardim.

As vaquinhas não são boas opções

Uma espécie famosa de besouros são as vaquinhas. Normalmente, esses insetos têm cerca de 8 mm e tem manchas coloridas ao redor do seu corpo. Acontece que, quando adultas, elas se alimentam das folhas e por isso, podem causar sérios danos.

O serra-pau pode acabar com o seu jardim

A espécie de besouro serra-pau ataca os caules das plantas. Desse modo, com o tempo, ele gera geleias no tronco das plantas, que se não cuidados, podem resultar em sua morte.

Essa espécie possui pernas bem longas e o corpo um pouco dilatado. Portanto, se você identificar algum inseto com essas características no seu jardim, pode ser ele.

As larvas Arame são altamente prejudiciais

Existem espécies de besouros que quando adultas não representam ameaças. Porém, enquanto larva, sim, esse é o caso dessa espécie. Isso porque, para crescer, elas se alimentam das raízes das plantas.

Esses besouros são fáceis de identificar. Afinal, ele possui uma carcaça bem grossa e um corpo fino. Além disso, eles têm espinhos no topo da sua cabeça que emitem sons como o estralar de dedos ao se sentirem ameaçados.

Como prevenir a aparição de besouros no jardim?

Para manter os besouros nocivos afastados, você pode colocar plantas que são inseticidas naturais perto do seu jardim. Por exemplo, alho, arruda, alecrim e qualquer espécie que exale um aroma forte.

Uma alternativa é colocar predadores naturais que não fazem mau ao jardim, como a vespa. Assim, você mantém o controle biológico equilibrado e ainda, se livra desses invasores.

Sempre tem outra opção

A terceira opção é fazer uso de inseticidas. Entretanto, isso deve ser feito com muito cuidado porque, apesar de o besouro não fazer bem as plantas, ele tem a sua contribuição para a natureza. Além disso, essa prática pode intoxicar outros insetos.

Carregando comentários aguarde...
...