Não exagere: saiba como regar mudas de caju e faça dar certo rapidamente
Aprenda como regar mudas de caju para dar lindas árvores frutíferas
Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2022, por Priscila Lívia — Os cajueiros precisam de cuidados adequados para produzir melhores frutos. Cometer erros ao regar um cajueiro pode afetar significativamente seu crescimento e desenvolvimento.
Desse modo, explicaremos aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO qual a maneira correta de regar mudas de caju. Faça dar certo rapidamente, além de dicas para cuidados adequados.
Qual a maneira correta de regar mudas de caju? Faça dar certo rapidamente
O cajueiro representa a cena florística brasileira. Existem duas subespécies do cajueiro: comum e anão. Ambos devem ser regados regularmente para produzir bons frutos. O caju é nativo do nordeste do Brasil, e ambas as subespécies são cultivadas.
O melhor ambiente para o caju
Antes de plantar uma muda de caju, é importante entender quais assuntos estudar. Isso ajudará você a determinar a quantidade ideal de água que a muda precisa. Um assunto importante a ser estudado é onde a muda será plantada. Isso determinará a rega adequada para a muda de caju. A capacidade do cajueiro de sobreviver em ambientes com pouca água o torna ideal para a região da caatinga.
No entanto, seu cultivo ainda apresenta algumas limitações. Então, melhor manter o excesso de água longe da árvore e monitorar seu teor de umidade. Além disso, a árvore é suscetível à alta insolação, que pode desidratar a madeira. É verdade que climas mais úmidos e amenos exigem menos rega dos cajueiros. Entretanto, climas mais secos e quentes requerem regas mais frequentes.
O ciclo de vida da planta inclui quatro fases: semente, muda, arbusto e flor
O cajueiro é uma planta exigente que requer mais atenção do que a maioria quando é mais jovem. Mas os cultivadores devem fornecer cuidados extras para a árvore durante seu primeiro ano de vida. Enfim, o cajueiro jovem requer uma frequência de rega diferente das demais fases de sua vida.
Para enfrentar as condições do meio ambiente durante seu primeiro ano de existência. Assim, com o tempo, isso ajuda a árvore a se ajustar ao ambiente. Desse modo, ideal para dar aos cajueiros 15 litros de água a cada 15 dias em épocas de seca ou altas temperaturas. Outras vezes, não há problema em dar-lhes menos água com mais frequência.
A irrigação perfeita faz com que o caju cresça bem
Então para melhores resultados, um cajueiro no clima desértico da caatinga requer rega semanal duas vezes por semana. Em dias chuvosos e frios, regue sua planta apenas uma vez por semana. Dessa forma, se chover todos os dias, não regue a planta.
Por fim, as raízes do cajueiro podem ser infectadas por mofo e fungos quando abastecidas com água em excesso. Portanto, é importante considerar cuidadosamente a quantidade de água dada à árvore.