Anúncio

Dá para plantar baunilha em casa? Saiba agora mesmo e veja como fazer

Descubra como realizar o cultivo dessa planta nativa do México

Anúncio


Continua depois da publicidade

Uma das dúvidas que muitas pessoas têm é se dá para plantar baunilha em casa. Aliás, será mesmo possível fazer isso? Além disso, você sabe qual é a planta que dá a origem da baunilha? Pois bem, hoje, 05 de março de 2022, nós iremos responder a todas essas perguntas aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Origem da baunilha

A propósito, você sabia que a baunilha usada em muitas receitas doces brasileiras é uma flor? Pois é, essa especiaria que tem forte uso pela indústria de perfumaria e cosméticos são oriundos de uma orquídea que é chamada de vanilla. Ou seja, seu nome em inglês.

Continua depois da publicidade

Conhecida como baunilheira, essa planta é nativa do México. Mas por sua versatilidade, seu cultivo é feito em diversos países pelo mundo todo.

Então, se você está querendo saber se dá para plantar baunilha em casa, veja abaixo que isso é possível. Contudo, saiba que essa é uma planta que demanda muitos cuidados.

Leia a seguir: Saiba como cultivar bananeira no vaso: veja como é fácil ter essa planta dentro de casa

Dá para plantar baunilha em casa no vaso?

Dá para plantar baunilha em casa? Veja e saiba agora mesmo. Foto: Canva

Primeiramente, para saber se dá para plantar baunilha em casa no vaso, você precisa saber qual é o tamanho ideal para o cultivo dessa flor. Portanto, na escolha desse item, você deve optar pelo que possui um diâmetro maior.

Além disso, o vaso deve conter uma estaca para que essa planta possa se apoiar para crescer com essa ancoragem. Ademais, o recipiente deve ser o mais simples possível. Pois, após um tempo, sua muda de baunilha não irá mais depender desse recipiente para continuar crescendo.

Escolha do local

Depois de escolher um vaso simples para plantar baunilha em casa, saiba que essas plantas odeiam a luz direta do sol. Pois, ela é a maior responsável por queimar suas delicadas pétalas. Afinal, elas são orquídeas, lembra?

Portanto, procure um local que seja coberto por copas de árvores ou que tenha incidência indireta de luz solar. Ou seja, uma varanda, ou um local coberto por sombrite.

Rega e adubação

Por ser uma espécie de planta terrestre, a vanilla se transforma rapidamente em epífita. Por isso, você deve fazer a rega constante no primeiro semestre. Após esse período, a planta consegue ter uma absorção melhor da umidade e dos nutrientes presentes no solo sem a sua ajuda.

Portanto para adubar, o recomendado é utilizar um fertilizante de ação lenta como o NPK 14-14-14, por exemplo. Em seguida, após o seu crescimento, você deve passar essa planta para um local definitivo.

Extração da vagem após plantar baunilha em casa

O que mais importa para quem procura saber se dá para plantar baunilha em casa é a hora da colheita. Afinal, essa planta produz um alimento muito saboroso e versátil que pode ser usado para diversos fins.

Portanto, para extrair as vagens que serão usadas para diversas finalidades, você precisa promover a sua polinização. Por fim, mantenha em um local que proporcione isso.

Confira também: Conheça 5 plantas pendentes com flores para cultivar no vaso e decorar o seu ambiente

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...