Anúncio

Plantar flores na lua minguante é ideal para algumas espécies; veja quais

Na lua nova, começa a subir e se concentra em caules e galhos. Com a lua cheia, ela sobe mais alto, passando pela copa, galhos, folhas, frutos e flores. Finalmente, com a lua minguante, começa a descer, concentrando-se nos caules e raízes

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 08 de junho de 2022, por Kethlyn Bukner ─ Se você quer aprender a plantar flores na lua minguante, o Blog Horta Jardim & Cia ensina que a jardinagem lunar tem suas raízes em pesquisas antigas para estudar os efeitos gravitacionais da lua no solo e no fluxo de água das plantas.

Continua depois da publicidade

Descubra por que plantar flores na lua minguante

Nas raízes, a influência da lua minguante favorece a colheita, quando a seiva das plantas flui mais fortemente para baixo, como as culturas de batata, cenoura, beterraba, mandioca, gengibre, açafrão e inhame.

O corte de madeira é melhor durante esta lua, pois menos seiva flui para os galhos, permitindo que a madeira seque melhor. Plantar flores na lua minguante neste período também é um momento ideal para podar galhos para limitar, quando você não deseja que novos brotos se multipliquem.

Continua depois da publicidade

No entanto, não se deve podar nesta lua quando o objetivo é orientar o crescimento e a estrutura das árvores frutíferas, muito menos plantas novas, que precisam de fortalecimento para se tornarem mais fortes.

Aproveite as vantagens reduzidas para o controle de pragas, além de encontrar ovos de larvas e pulverizar plantas contra fungos. As sementes que germinam nesta fase da lua são mais resistentes à estação chuvosa porque possuem mais fibra.

Veja também: Feng Shui plantas para sala: conheça as dicas e técnicas para sua casa

Lua minguante

Descubra por que plantar flores na lua minguante
Descubra por que plantar flores na lua minguante – Imagem: Canva Pro

Em um exercício de enfraquecimento, ao plantar flores na lua minguante a seiva flui para as raízes, que aos poucos retomam o crescimento e se tornam mais resistentes. O tempo é bem controlado e o crescimento é normal.

O início desta fase é favorável para o crescimento de plantas perenes e bienais, que requerem um sistema radicular forte. Aproveite para podar plantas de crescimento rápido, principalmente na primavera e no verão, como gramados, alguns arbustos ou árvores que você deseja controlar seu tamanho.

Indicado para desbaste e poda de bonsais maduros, que não precisam crescer mais e ainda estão em fase de miniaturização das folhas. Retire as ervas daninhas, especialmente perto da lua crescente.

Controle pragas e doenças, pulverizando durante este período, o efeito será melhor. Momento interessante de propagação em camadas de ramificação.

Solo

Em locais propensos à seca, o plantio e a poda de época favorecem as raízes profundas. Plante e colha espécies que crescem no subsolo, como amarílis, lírios, gladíolos, lírios da chuva, bem como cenouras, beterrabas, nabos, cebolas, nabos.

Faça um fertilizante de raiz rico em fósforo e potássio, bem como micronutrientes. Realize a poda limpa para remover galhos doentes, secos e deformados. A cura é mais rápida ao plantar flores na lua minguante. Corrija o solo com matéria orgânica e cubra o canteiro.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...