Anúncio

Saiba tudo sobre o enxerto de cactos com suculentas e faça em casa da forma correta

Um enxerto é um método que faz com que a parte de cima de um cacto se uma com sua parte de baixo. Isso serve para que se tenha um melhor resultado na durabilidade, crescimento e resistência da planta

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 08 de junho de 2022, por Kethlyn Bukner ─ Se você deseja saber como criar um enxerto de cactos com suculentas, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO preparou este artigo para ensinar o método correto de fazer isso. Esta técnica pode trazer muitos benefícios para a sua planta, mas muitas pessoas têm dificuldades em aplicá-la. Considerando isso, trouxemos algumas dicas úteis.

Continua depois da publicidade

Faça um enxerto de cactos com suculentas

Um enxerto é um método que faz com que a parte de cima de um cacto se uma com sua parte de baixo. Isso serve para que se tenha um melhor resultado na durabilidade, crescimento e resistência da planta.

O benefício principal é que essa técnica faz com que a planta tenha um crescimento acelerado. Além do mais, combinar espécies diferentes pode acompanhar algumas vantagens, como mais tempo de vida e mais resistência a doenças ou pragas.

Continua depois da publicidade

Materiais necessários

Para realizar o seu próprio enxerto de cactos com suculentas, será preciso:

Fita ou elástico para enxerto;
Cactos;
Estilete, navalha ou faca.

Veja também: Como fazer enxertia da manga de forma correta? Aprenda o passo a passo

Modo de fazer

Faça um enxerto de cactos com suculentas
Faça um enxerto de cactos com suculentas – Imagem: Canva

O primeiro passo é saber que a planta que irá receber o enxerto de cactos com suculentas denominamos de cavalo ou porta-enxerto. Sendo assim, essa planta precisa ser forte e nova, com dois anos de vida no máximo.

O melhor período para realizar esse procedimento é no início do verão ou na primavera, pois no inverno os cactos estão se encontram em letargia e por essa razão o processo não iria vingar.

Preparação e corte

Dito isso, antes de transplantar um cacto, é preciso prepará-lo com no mínimo 7 dias de antecedência para que o procedimento seja feito com mais facilidade. Sendo assim, recomenda-se irrigá-los e acrescentar em seu substrato mais adubo do que o usual.

No momento em que o corte para o enxerto de cactos com suculentas for feito, é fundamental que o seu instrumento, seja estilete, faca ou navalha esteja bem afiado. Além disso, uma dica é fazer a esterilização usando um pouco de álcool.

É preciso cortar a planta horizontalmente e ao unir as 2 plantas, é necessário se certificar que elas estejam bem grudadas. Para isso, faça uma pressão para que o ar não entre.

Junção

Use fita ou elástico para enxerto de cactos com suculentas, isso irá ajudar a cobrir o corte e auxiliará a união das duas plantas de forma correta.

Após isso, é preciso aguardar um tempo para que o processo dê resultado e em seguida, tirar a fita ou o elástico. Dessa forma, elas ficarão bem juntas. Depois que as suas plantas estiverem maiorias já será possível transplantá-los.

Escolha do enxerto de cactos com suculentas

Muitas plantas podem ser utilizadas nesse processo. No caso do cacto é preciso ter cuidado, pois elas costumam morrer com facilidade caso não forem unidas com outro cacto com clorofila normal.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...