Anúncio

Prepare um substrato caseiro para orquídeas com produtos simples que trarão ótimos resultados; confira o passo a passo

Veja a importância de um substrato adequado

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Armação dos Búzios, 04 de setembro de 2022, por Greison Fiel — Aprenda como preparar um substrato caseiro para orquídeas com produtos simples. Um dos cuidados necessários e exigidos para o cultivo correto de plantas em casa é o uso correto de adubos eficazes.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, vamos ensinar aqui no blog Horta Jardim & Cia do Folha GO um adubo caseiro líquido perfeito para flores. Então acompanhe a leitura para ter um adubo bem eficaz em casa.

Aprenda como preparar um substrato caseiro para orquídeas com produtos simples

Primeiramente, é importante compreender os motivos que levam a ser necessário o uso de substratos. Dessa forma, vamos explicar isso para você. Desse modo, os substratos são necessários, pois auxiliam na disposição de nutrientes para as plantas, de modo que elas tenham força para se desenvolverem completamente.

Continua depois da publicidade

Por isso, separamos as dicas para você produzir um substrato que, ao mesmo tempo seja benéfico para as plantas, também seja econômico.

Importância de produzir um substrato adequado

Aprenda como preparar um substrato caseiro para orquídeas com produtos simples
Aprenda como preparar um substrato caseiro para orquídeas com produtos simples – Imagem: Canva

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a importância para as orquídeas terem um substrato adequado e que se adéquem a elas. Sendo assim, o substrato serve de apoio para que as belas flores das orquídeas fiquem firmes, ou seja, as raízes ficam agarradas a esse substrato.

Continua depois da publicidade

Esse fator, ajuda a orquídea a ter força para crescer, com segurança ao substrato. Ademais, tais elementos são responsáveis por ajudar a reter a umidade da água, de maneira muito benéfica para as suas orquídeas. Além disso, as vantagens não acabam por aí, pois, os substratos também ajudam a espalhar os nutrientes para todo o corpo da planta, além de auxiliar na circulação do ar.

Qual o melhor tipo de substrato?

Desse modo, o segredo para produzir um bom substrato em casa é bem simples. Desse modo, segundo especialistas, o melhor substrato é o que possui uma boa densidade e uma boa drenagem de água, de forma que o acumulo da rega não seja excessivo e não prejudique as raízes das plantas.

Então, você pode utilizar matérias que seriam descartados no lixo. Assim, poupar o meio ambiente e também o seu bolso, pois é uma forma de economizar e de diminuir o índice de número de lixo descartado.

O que utilizar no substrato caseiro?

Ademais, para você produzir seu próprio substrato você irá precisar de ingredientes simples e que você possui fácil acesso em casa. Portanto, você pode optar por cascas de arroz queimadas, ou seja, aquele arroz que não deu certo para o almoço não precisa ser descartado no lixo.

Além disso, você pode utilizar isopor e troncos de madeira que não possuem mais funcionalidade. Outrossim, existem outros elementos que podem ser adicionados como cascas de pinus, pedras de brita e carvão vegetal. Por fim, é possível concluir que a produção do substrato caseiro não precisa ser difícil e muito menos cara.

Carregando comentários aguarde...
...