Anúncio

Qual a diferença entre capim-santo, erva-cidreira e capim-cidreira? Saiba diferenciar

Entenda finalmente qual a diferença entre capim-santo, erva-cidreira e capim-cidreira, responsáveis pelos chás mais famosos do Brasil

Anúncio


Continua depois da publicidade

De antemão é baste comum observarmos o canteiro de alguns brasileiros e nos depararmos com uma produção de capim-santo e erva cidreira. Entretanto, muitas pessoas cometem alguns equívocos ao achar que se trata da mesma planta. Hoje, 21 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra qual a diferença entre capim santo, erva-cidreira e capim cidreira.

Continua depois da publicidade

Veja qual a diferença entre capim-santo, erva-cidreira e capim-cidreira

Em contrapartida sendo originária de regiões diferentes, o capim-santo e a erva cidreira se popularizaram no Brasil graças a fácil adaptação da planta ao clima do país e também aos benefícios medicinais que cada uma carrega.

Continua depois da publicidade

Leia também: Saiba como cultivar onze-horas para ter um estouro em cores.

Capim Santo e Capim Cidreira

Diferença entre capim-santo, erva-cidreira e capim-cidreira Reprodução Canva Pró
Diferença entre capim-santo, erva-cidreira e capim-cidreira Reprodução Canva Pró

Tendo então sua origem na Índia, o capim-santo, capim-cidreira ou ainda capim-limão são nomes populares que fazem referência a mesma planta, não há diferença entre elas, cada região brasileira usa um nome diferente para se referir a mesma planta.

Com uma série de princípios ativos benéficos a saúde, o capim-santo se tornou um forte aliado para aquele momento de relaxamento que todos nós precisamos.

Graças a presença de óleos essenciais cítricos, o aroma e sabor desta planta lembra o limão. Sua anatomia é a de um capim que se desenvolve bastante, possuindo folhas finas e compridas e caule pouco presente.

Erva cidreira

Originária da Ásia a erva cidreira, ou simplesmente cidreira, é uma planta medicinal que em questão anatômica se parece mais com hortelã do que com capim-cidreira. Bem como, a erva cidreira é do gênero das melissas, sendo da mesma família da hortelã e do boldo.

Assim também se trata de uma planta rasteira com folhas pequenas e largas com uma coloração de verde escuro. Chegando ao tamanho máximo de 80cm, essa planta diferente do capim-santo, possui caule bem definido que se ramifica para dar origem as folhas.

Da mesma forma seu efeito sedativo do chá de erva cidreira, com certeza é uma das melhores alternativas para aqueles dias estressantes em que se é preciso fazer um reset no corpo e na mente.

Benefícios a saúde

O capim-santo é uma ótima alternativa para aquele momento relaxante enquanto se lê um bom livro pós trabalho. Com ações analgésicas, um chá desta planta, promete aliviar dores leves no corpo. Além disto possui ação antioxidante que previne contra câncer.

Em relação a erva cidreira, a sua ação é parecida com a do capim-santo, sendo considerado um potente sedativo, essa planta proporciona ao corpo uma sensação de relaxamento, tranquilidade e calmaria. Além disto, ela é usada no tratamento de ansiedade e problemas gastrointestinais.

Aprenda a fazer um chá de erva cidreira e de capim-santo

Os chás de capim-santo e erva cidreira, são feitos utilizando a técnica de infusão após a fervura da água. É necessário respeitar esse processo. Pois quando se coloca a planta para ferver junto com a água, o excesso de calor degrada alguns princípios ativos.

Capim-santo: coloque cerca de 1 colher de sopa de capim-santo (quanto mais fresco melhor) em uma xícara e cubra com a água quente, tampe bem e deixe no processo de infusão de 5 a 10 min, por fim coe e está pronto.

Erva cidreira, similarmente ao capim-santo, então pegue um punhado de folhas de erva cidreira e coloque em uma xícara contendo água quente, tampe e deixe repousar por alguns minutos, coe e se sirva.

Por fim, leia também: Como conservar hortelã na geladeira? Saiba como deixar fresco por mais tempo.

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...