Anúncio

Como conservar hortelã na geladeira? Saiba como deixar fresco por mais tempo

Aprenda a conservar hortelã na geladeira e deixar as suas folhas frescas por mais tempo, preservando o aroma e o seu sabor!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Logo que compramos hortelã no supermercado, sua aparência é de folhas verdinhas, sabor e aroma intensos. No entanto, mesmo guardando dentro da geladeira, em poucos dias a folha começa a murchar e perder o seu aroma e o sabor. Por isso, hoje 20 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá mostrar algumas dicas de como conservar hortelã na geladeira e manter fresco por mais tempo.

Continua depois da publicidade

Saiba como conservar hortelã fresca na geladeira

Considera uma das queridinhas na culinária, as folhas da hortelã são perfeitas para complementar saladas, sucos e outros pratos. Além disso, essa poderosíssima planta também é rica em vitamina D, C e B e ainda ajuda em uma melhor digestão.

Continua depois da publicidade

Higienização

Quando o assunto é conservação de alimentos, é fundamental eliminar os microrganismos do recipiente de armazenamento. Portanto, é necessária uma higienização adequada dos potes.

Com auxilio de um papel toalha, passe álcool por todo recipiente. Se for utilizar um pote de vidro, antes de passar o álcool, você pode passar a tampa e a boca do recipiente próximo a chama do fogo para matar as bactérias daquela região.

Como conservar hortelã na geladeira
Como conservar hortelã na geladeira? Saiba como deixar fresco por mais tempo. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como cultivar onze-horas para ter um estouro em cores

Limpeza da folhagem

Nem todo mundo tem o privilégio de ter uma horta ou canteiro em casa para produzir sua própria hortelã. Por isso, se você compra hortelãs é necessário limpar todo maço para remover não só bactérias, como também agroquímicos das folhas.

Então, ao chegar do hortifruti, prepare uma solução de 1L de água com 1 colher de sopa de água sanitária. Lave bem as hortelãs em água corrente, em seguida coloque-as na solução feita e deixe por 30min, por fim, retire e enxague bem.

Gelo de hortelã

Sim, é isso mesmo, uma das formas de se conservar hortelã fresca na geladeira, é fazendo gelo de hortelã. Essa etapa pode ser feita utilizando formas de gelo ou um recipiente qualquer.

Mesmo que você cultive sua própria hortelã em casa e garante que ela está livre de agrotóxicos. No  entanto, é fundamental a lavagem das folhas antes de fazer o armazenamento, para eliminar algumas possíveis impurezas.

Logo após a lavagem em água corrente, separe as folhas do caule e retire aquelas que estão estragadas. Pegue as melhores folhas e coloque-as na forma de gelo, em seguida, adicione água filtrada e leve para o congelador.

Após o congelamento, desenforme o gelo de hortelã e passe os cubos para um recipiente higienizado, tampe bem e coloque no congelador.

Como conservar hortelã na geladeira
Como conservar hortelã na geladeira? Saiba como deixar fresco por mais tempo. Foto: Canva Pro

Buquê e Pote

Com um tempo de conservação menor, temos o armazenamento feito na forma de buque ou no pote que irão para geladeira. O tempo máximo de armazenagem é de uma semana.

Para armazenar na forma de buque, pegue o maço e coloque em um recipiente contendo 5 cm de água, tome cuidado para que a água não extrapolar e nem encostar nas folhas. Cubra com um saco plástico e mantenha na geladeira por uma semana.

Caso queira usar um pote, dê preferência aos de vidro. Higienize bem e no fundo do recipiente coloque duas folhas de papel toalha, pegue as folhas de hortelã, retire o excesso de água e coloque sob o papel, tampe bem e coloque na geladeira por no máximo 4 dias.

Por fim, leia também: Saiba o que plantar em fevereiro em cada região do Brasil

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...