Anúncio

Qual o melhor solo para plantar açaí? Veja essas possibilidades

A árvore do açaí, denominada açaizeiro, é uma espécie nativa do nosso país, principalmente da Amazônia, cujo centro natural de distribuição é o estado do Pará na região norte.

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 22 de maio de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Quer saber qual o melhor solo para plantar açaí? O Horta Jardim & Cia explica qual é o melhor para cultivar esta planta e ensina algumas dicas de cultivo, uma vez que possui um pé dessa árvore no seu quintal pode ser uma ótima opção caso você e sua família gostem bastante desse fruto.

Continua depois da publicidade

Conheça qual o melhor solo para plantar açaí

A árvore do açaí, denominada açaizeiro, é uma espécie nativa do nosso país, principalmente da Amazônia, cujo centro natural de distribuição é o estado do Pará na região norte.

Ocorre com mais frequência em solos de várzea e igapó, bem como nas áreas de sequeiro do entorno, onde prosperam os açaís. O açaizeiro é uma planta esbelta que pode atingir mais de 20 metros de altura, e seu ciclo de produção de frutos começa apenas quatro anos após o plantio.

Continua depois da publicidade

Portanto, essas espécies arbóreas permanecem no campo por muito tempo, o que exige a seleção do terreno de plantio de acordo com determinados padrões.

A primeira delas é a preferência por relevos planos e levemente inclinados para facilitar a conservação do solo e facilitar a marcação das linhas de plantio, práticas culturais, colheita e tráfego de máquinas.

Qual é o melhor solo para o cultivo de açaí?

Se você se pergunta qual o melhor solo para plantar açaí, saiba que os solos moderadamente texturizados são os mais indicados, para terras em monocultivo e consorciado.

Além disso, recomenda-se áreas já exploradas por meio de plantios contínuos, enquanto em pastagens degradadas ou capoeiras ralas (macegas) o custo é menor.

Veja também: Quanto tempo a jabuticabeira dá frutos? Saiba tudo agora mesmo

Como cultivar açaí em vasos

Conheça qual o melhor solo para plantar açaí
Conheça qual o melhor solo para plantar açaí – Imagem: Canva Pro

Agora que você já sabe qual o melhor solo para plantar açaí, é possível cultivar açaí em vasos, mas muitas vezes esse é um local temporário para a planta. O açaí é uma palmeira que pode crescer alto e ter raízes profundas que exigem muito espaço para se desenvolver.

Portanto, se você tem interesse em cultivar açaí em casa, plantar diretamente em terra firme é uma prioridade. Dessa forma, seus açaís ficam livres para crescer e, após 2 ou 3 anos de plantio, você colherá os frutos.

Preste atenção na rega

Além disso, após o plantio, regue-as bastante. Com o tempo, regue todos os dias, a menos que chova. Sabendo qual o melhor solo para plantar açaí, o ideal é mantê-lo sempre úmido, pois as plantas precisam de muita água.

Além disso, para produzir frutas, é melhor estar bem hidratado. No entanto, evite criar poças, pois as raízes apodrecerão.

Muito sol

Finalmente, não importa onde você vai cultivar açaí, é melhor garantir que seja um local de fácil acesso que possa suportar a luz solar mais direta.

Isso porque o açaí precisa de muita luz, então também é bom que não seja um lugar com plantas mais altas. No início, essas árvores forneciam sombra, o que dificultava o desenvolvimento do açaí.

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

 

Carregando comentários aguarde...
...