Anúncio

Qual o momento certo de colher a melancia? Fique por dentro desse assunto super importante

Veja como descobrir o momento perfeito para colher a melancia, e o os locais ideias para o seu cultivo

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 22 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Você sabe qual o momento certo de colher a melancia? Pois bem, hoje o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO te explica sobre o assunto. Ótima para a hidratação e popularmente conhecida, a melancia é ótima para ser cultivada em casa. Porém, até mesmos os mais experientes têm dúvidas sobre o seu processo de colheita.

Continua depois da publicidade

Você sabe qual o momento certo de colher a melancia? 

Antes de tudo, não é de se surpreender a vontade de começar o cultivo da melancia. Após imaginar como plantá-la na horta é rentável e bonito, começam a surgir dúvidas sobre quando colher e até mesmo onde cultivar a melancia.

Continua depois da publicidade

Leia também: aprenda a fazer um mini jardim dentro de um apartamento: tenha uma decoração incrível

O local para cultivo pode ser variado

Qual o momento certo de colher a melancia?
Qual o momento certo de colher a melancia? Fonte — CANVA Pro.

A princípio, por conta do seu tamanho, ao pensar em melancia acredita-se que para cultivá-la é necessário um amplo espaço. Entretanto, é possível plantar as sementes em vasos desde que tenham a boca larga, e no mínimo 30 centímetros de profundidade.

Por serem plantas trepadeiras, o cultivo da melancia pode ser no solo ou em apoios. Logo, se não há espaço no chão do seu lar, você pode criar apoios para deixar a planta em locais suspensos.

Requisitos para o local do cultivo

melancia precisa ser cultivada em locais quentes. Portanto, a melhor estratégia é deixá-las em locais que tenham contato com o sol. Se você mora em apartamento, varandas e janelas, podem ser o ideal.

Se houver um quintal, a plantação pode ser em um canteiro. Mas, caso escolha plantar mais de uma semente no mesmo lugar, precisa deixar um espaço entre as mudas para não abafar o solo, e consequentemente, proliferar pragas.

Caso a plantação seja em um vaso, será necessário preencher o fundo do vaso com pedaços de cerâmica, terra de construção ou pedras pequenas. Isso porque, um solo úmido pode resultar em rachaduras na casca da fruta.

Você plantou e chegou a época de colheita. E agora?

Assim chegou a época de colheita dos frutos, mas você ainda não tem certeza se a sua melancia já está madura. Desse modo, é necessário seguir alguns critérios simples que vão esclarecer as suas dúvidas.

Atenção as suas cores

Então quando a melancia ainda não está no ponto para ser retirada a parte que fica virada para o solo fica esbranquiçada. Por isso, antes de retirar, levante a melancia até consiga visualizar a parte de baixo, e em seguida, mas verifique a sua coloração.

Interprete os sons

Por fim, os sons da melancia podem mostrar se ela já está madura ou não. Portanto, se está em dúvida, dê leves batidas na melancia, e se o som estiver oco é porque já está no ponto para a colheita, caso contrário, será necessário esperar mais.

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: 3 plantas medicinais seguras e fáceis de cultivar em casa

Carregando comentários aguarde...
...