Anúncio

Quer ter alho-poró em casa fresquinho? Veja o que é necessário para acertar no cultivo

Veja como economizar

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 17 de setembro de 2022, por Sônia Lopes — Confira o passo a passo para cultivar alho-poró em casa sem mistérios. Veja aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO o alho-poró é dos ingredientes mais populares e utilizados nas cozinhas brasileiras. Isso se deve ao fato de esse alimento, que possui inúmeros benefícios, é muito utilizado como um excelente tempero, uma vez que seu gosto predominante marca o sabor do alimento na culinária.

Continua depois da publicidade

Confira o passo a passo para cultivar alho-poró em casa sem mistérios

Primeiramente, o alho-poró, de modo semelhante ao alho comum, pode ser um excelente aliado na produção de temperos caseiros e mais saudáveis. Assim, pensando nisso, hoje vamos mostrar como cultivar de forma correta o alho poró em casa.

Continua depois da publicidade

Então, acompanhe a leitura abaixo para descobrir o segredo para ter esse alimento tão benéfico em casa, de forma muito prática e econômica.

Clima e épocas corretos do alho-poró

Em primeiro lugar, é importante, em qualquer tipo de plantação. Dessa forma, se atentar a observação sobre o clima e a temporada correta de plantio para cada planta. Desse modo, para o alho-poró se desenvolver melhor e de forma mais saudável.

As temperaturas adequadas para ele ser mantido é entre 13 °C e 24 °C. Ou seja, o alho-poró se desenvolver de maneira mais eficaz em climas mais amenos e em temperaturas não tão elevadas. Além disso, as melhores épocas para realizar o plantio do alho-poró é entre os meses de fevereiro e julho. Pois são as épocas que possuem o clima adequado em solo brasileiro.

Iluminação do alho-poró

Confira o passo a passo para cultivar alho-poró em casa sem mistérios
Confira o passo a passo para cultivar alho-poró em casa sem mistérios – Reprodução Canva

Ademais, outro ponto levado em consideração  a iluminação adequada para o cultivo do alho-poró. Desse modo, o melhor local para manter o alho-poró é um local em que a hortaliça receba luz solar por, no mínimo, 3 horas.

Contudo, caso você tenha disponível apenas um local com muita incidência de luz solar. Então basta você compensar na irrigação, uma vez que as plantas não podem desidratar.

Solo e irrigação

Outrossim, muito válido e importante focar na saúde do solo em que o alho-poró está localizado. Isso se deve ao fato de que, é desse solo que a planta retira todos os nutrientes necessários para que ela se desenvolva corretamente.

Sendo assim, em relação ao solo, ele deve ter uma boa drenagem. Ou seja, ele não deve acumular água, uma vez que, caso isso aconteça. Assim o solo fica encharcado e propicio a criação de micro-organismos danosos à saúde da planta.

Além disso, é importante que você mantenha o uso de substratos adequados ao cultivo do alho poró. Pois é esse elemento que irá fornecer todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Já em relação à irrigação, basta você manter o solo úmido, mas não encharcado, toda vez que o solo estiver seco.

Conheça 4 bichinhos para manter o seu jardim saudável e resistente

Carregando comentários aguarde...
...