Anúncio

Saiba agora mesmo como armazenar ervas e obtenha o melhor resultado possível

Pouco antes da floração é o momento do ciclo de crescimento da erva daninha em que contém a maior concentração dos óleos aromáticos que lhe conferem o sabor. Portanto, as folhas de ervas secas nesta fase serão especialmente saborosas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 21 de julho de 2022, por Michele Azevedo ─ Saiba como armazenar ervas corretamente! Na primavera, você semeou e plantou ervas pela primeira vez. É uma excelente iniciativa. Você as regou em tempos de seca, fertilizou suavemente, cuidou delas.

Continua depois da publicidade

Mas agora é hora de pensar em aproveitar ao máximo seus esforços: colher suas ervas e usá-las por seu sabor requintado. Assim sendo, saiba como guardá-las com as dicas que o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO trouxe hoje!

Como armazenar ervas de forma simples e qualitativa

Durante todo o verão, você pode colher a maioria das ervas finas cultivadas por suas folhas* (sálvia, salsa, tomilho, alecrim, manjericão etc.) flores, geralmente no final do verão ou início do outono. Em outras palavras, colha quando vir botões de flores, mas ainda não flores.

Continua depois da publicidade

*As ervas cultivadas por suas sementes, como endro, anis, coentro e alcaravia, são colhidas após a floração, é claro, quando o escurecimento das sementes indica que elas estão maduras.

Pouco antes da floração é o momento do ciclo de crescimento da erva daninha em que contém a maior concentração dos óleos aromáticos que lhe conferem o sabor. Portanto, as folhas de ervas secas nesta fase serão especialmente saborosas.

Continua depois da publicidade

Colheita pela manhã

Para a maioria das ervas, a melhor hora para colhê-las é de manhã cedo em um dia sem chuva, assim que o orvalho evapora, mas antes do calor do dia. Se possível, evite lavar as folhas, caso contrário os óleos aromáticos podem ser parcialmente perdidos. Se necessário, seque-os delicadamente depois com uma toalha.

Secagem clássica

Como armazenar ervas de forma simples e qualitativa
Como armazenar ervas de forma simples e qualitativa – Foto: Canva Pro

A maioria das ervas pode ser seca amarrando-as e pendurando-as no teto em um quarto escuro e bem ventilado. O tempo de secagem varia dependendo do tipo de grama e das condições, mas deve ser calculado em pelo menos várias semanas. Em seguida, triture as folhas em migalhas ou pó e coloque-as em sacos plásticos ou frascos para armazenamento a longo prazo.

Congelando

Algumas ervas são difíceis de secar (cebolinha, hortelã, endro, capim-limão, etc.), mas fáceis de congelar. Elas então perdem sua textura, mas mantêm seu sabor.

Enxágue-os com água e seque-os delicadamente com uma toalha. Espalhe-os em uma assadeira e congele-os (melhor cortar a cebolinha e o capim-limão primeiro). Quando as folhas estiverem congeladas, guarde-as em um saco plástico ou outro recipiente hermético e mantenha-as no freezer até que sejam necessárias.

Outra maneira de congelar ervas é, portanto, em bandejas de cubos de gelo. Pique-os finamente, despeje-os nas células do tabuleiro, cubra-os com água (ou azeite, no caso do manjericão) e coloque o resultado no congelador. Quando os cubos estiverem congelados, transfira-os para um saco hermético para armazenamento.

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...