Anúncio

Saiba agora mesmo qual tipo de vaso é melhor para cultivar azaleia: tenha flores enormes em casa

Saiba qual o melhor vaso para azaleia

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 09 de setembro de 2022, por Priscila Lívia — A azaleia é uma planta que exige alguns cuidados específicos. Pensando nisso, você sabe qual tipo de vaso dá certo para azaleia?

Continua depois da publicidade

Caso ainda não saiba, descubra aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO essa informação para não errar na hora de plantar.

Qual tipo de vaso dá certo para azaleia?

As azaleias são bem grandes e por isso, costuma ser cultivada em canteiros. Mas, é super possível plantar a versão mine em vaso, para isso basta escolher um que tenha em torno de 52 cm.

Continua depois da publicidade

O que acontece se elas forem plantadas em vasos pequenos?

Qual tipo de vaso dá certo para azaleia?
Qual tipo de vaso dá certo para azaleia? – Fonte: Canva

Quando as azaleias são plantadas em vasos pequenos, com o tempo, as raízes não terão espaço para crescer. Dessa forma, a planta sufoca e acaba apodrecendo. Então, para evitar que isso aconteça, sempre busque um recipiente grande.

Continua depois da publicidade

O vaso pode ser de qualquer material?

Não existe um critério específico de vaso para azaleia. Então, você pode escolher um de plástico, barro ou até mesmo cerâmica. Mas, o único critério é que ele tenha um bom sistema de drenagem.

Como saber se o vaso tem uma boa drenagem?

Vasos com boa drenagem, costumam ter furos no fundo. Então, quando for escolher procure aqueles que tiverem aberturas maiores. Assim, o excesso de água vai conseguir escoar, evitando que a planta se afogue.

Você pode ajudar ainda mais

Mesmo com o vaso tendo uma boa drenagem, para que ela cresça com saúde, é necessário que você complemente sistema. Então, para fazer, basta colocar um pouco de brita, terra de construção ou até pedaços de cerâmica no fundo do vaso.

Quando for encaixar as peças para a drenagem, tente deixá-los o mais soltos possível. Assim, a água vai escorrer livremente após a rega. Além disso, evite materiais que podem machucar as plantas, como pedaço de vidros.

Busque por um vaso que tenha suporte

Alguns vasos têm uma base que encaixa no fundo deles, como se fosse uma tigela. Isso faz com que a água escoe direto para esses recipientes e fiquem presas lá, até que seja feita a limpeza.

Essa tecnologia é boa porque, previne que a água parada fique exposta. Ou seja, deixa os mosquitos da dengue bem longe. Além disso, evita que planta tenha contato constante com a umidade.

Para quem viaja eles são obrigatórios

Caso você não tenha interesse nesse tipo de vaso e não tenha o costume de viajar, não tem problema. Mas, a médio prazo, o trabalho será maior. Afinal, será necessário fazer a limpeza da água com mais frequência.

Pessoas que viajam devem aderir a esse tipo de vaso. Isso porque, longos períodos de passeio ou férias, quer dizer água acumulada por muito tempo. Logo, o mosquito da dengue pode acabar se instalando. Então, para evitar, busque sempre essa opção.

Carregando comentários aguarde...
...